Tenho um filho de 1 ano e também estamos introduzindo-o na alimentação ovo-lacto-vegetariana. Queremos fazer com que ele tenha uma alimentação saudável e livre de produtos industrializados e com conservantes. Eu sei que totalmente não dá, porque eles estão em toda parte, mas quanto menos ele consumir, melhor. Isso é possível fazendo substituições, como por exemplo, ao invés de comprar um danoninho, fazer em casa, com iogurte natural, morangos, etc. (depois postarei a receita aqui).
Nesse post, vou apresentar para vocês o cardápio dele. Como ele não come de tudo, a alimentação tem que ser bem variada e rica em diversos nutrientes. Espero que as mamães gostem e quem sabe até introduzam na alimentação de seus bebês. Lembre-se que nunca é tarde para começar a ter uma alimentação saudável.

Cardápio para bebê a partir de 8 meses.

  • Café da manhã - 8horas
Mingau de aveia.

Ingredientes:

-150 ml de água filtrada;
-2 colheres de sopa cheias de leite em pó Ninho fases 1 (para bebê de 1 ano) ou 5 medidas de Aptamil 2 para bebês com mais de 6 meses até 1 ano (esse foi o leite que meu bebê mais se adaptou, mas existe o Nan para quem preferir);
-2 colheres de sopa rasas de aveia (uso Mix 7 grãos Quaker: possui aveia, cevada, amaranto, quinoa, linhaça, centeio, gérmen de trigo).

Leve tudo ao fogo baixo para cozinhar, mas não deixe muito grosso, pois quando esfriar engrossa mais.

  •  Almoço - 12 horas
O almoço é sempre variado, cada dia da semana. O importante é saber a combinação dos alimentos.

Faço da seguinte forma, indicada por nutricionistas:

- 2 carboidratos, 2 legumes, 1 proteína, 1 verdura.

Exemplo: purê de batatas com cenoura e abóbora; 1 ovo cozido (a partir de 1 ano já pode comer a clara); feijão (arroz ou macarrão); couve (rúcula, agrião, alface). Tempero com salsinha e cebolinha, azeite, e uma pitadinha de sal.

*Como ele  não consome carne, come ovo todos os dias, mas somente no almoço.
*Pode acrescentar também, no lugar do ovo, para variar, 2 castanhas do pará, caso não tenha nenhum caso de alergia na família.

*Também acrescendo grãos, como linhaça (rico em ômega 3 e ômega 6) e quinoa (fonte de fibras, proteínas e carboidrato). Não acrescento os dois, cada dia escolho um. A linhaça deve ser triturada para melhor absorção, sempre 1 colher de sopa do grão escolhido para a papinha toda, ou seja, para o almoço e para a janta. A quinoa deve ser acrescentada no momento do cozimento.

- Sobremesa: 1 mexerica ou 1 laranja (a laranja bahia é mais docinha).

  • Lanche da tarde - 16 horas
- Iogurte natural integral (a melhor marca é o da Nestlé ou Itambé, pois é o mais natural, sem conservantes e sem amido);
- 2 tipos de fruta (exemplo: 1 banana e 1 pedaço de mamão; 1 banana e 1 pêra; 1 banana e morangos)
- 1 colher de sopa cheia de leite em pó (Ninho fases 1 ou Aptamil).
- 1 colher de sopa de linhaça (se não tiver colocado no almoço).

*Não adicione nenhum tipo de açúcar ou mel, pois a fruta já possui doce suficiente.
*Bata tudo no liquidificador.

  • Jantar - 19 horas
Sirvo o mesmo do almoço. Sem o ovo.

  • Ceia - 23 horas
Uma mamadeira de 180 ml de leite (Ninho fases 1). Aí vai depender do apetite e exigência de cada bebê. O meu sempre acorda se eu não der a mamadeira nesse horário.

Esse é o menu básico que sirvo para o meu bebê diariamente. O café da manhã ou o lache da tarde podem variar.
Tem dias que sirvo no lanche 1 fatia de pão de forma integral com uma fatia de queijo frescal( Queijo minas frescal da marca Polenghi) e 150 ml de leite ou suco. Ou sirvo o iogurte com frutas e uma fatia de queijo.
Se ele acorda muito cedo, por volta das 7 da manhã, dou o mingau lá pelas 10 horas dou 1 banana.

Enfim, cada mamãe sabe o apetite do seu filhote.

Espero que tenham gostado.

6 comentários:

  1. Adorei o cardápio do bebe...
    Parabéns pelo novo blog...
    Bis Pat

    ResponderExcluir
  2. Ah, que delícia!!! Pena que eu só fui ser vegetariana qdo comecei a praticar yoga, e meus filhos já estavam grandes.. o mais velho já tinha uns 17 e a mais nova tinha 6 na época. Hoje, o mais velho tem 27 e a mais nova 16. A mais nova resolveu ser ovo-lacto-vegetariana há 1 ano. Mas o mais velho, ainda não se conscientizou, infelizmente.
    Mas na próxima encarnação quero nascer de pais vegetarianos e criar meus filhos assim desde o nascimento tbm! heheh
    Parabéns pelo filhote!
    bjsss
    http://clubedocabeloecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Erika, que bom que também é vegetariana! Como eu e meu marido somos, resolvemos que ele também será...agora, quando ele crescer e quiser mudar, aí vai depender dele...mas por enquanto ensinaremos assim e vamos falar pra ele os motivos, que no nosso caso é pela causa animal...Por enquanto ele está super saudável e com certeza vai continuar assim se Deus quiser.
      Obrigada!
      bjo

      Excluir
  3. Era exatamente o que eu procurava, obrigada =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Viviane! Bem vinda!
      Que bom! volte sempre! beijo

      Excluir

Tecnologia do Blogger.