Amaranto - o grão amigo dos celíacos


Para quem não sabe o que é Amaranto (não é Trio Amaranto, não! rsrs), é um grãozinho cheio de propriedades nutricionais. Para os celíacos (aquelas pessoas que possuem intolerância ao glúten), ele é especialmente benéfico, pois não contém glúten. 

O grão quase não tem gosto, por isso pode ser misturardo, tranquilamente, aos pratos, podendo ser consumido com frutas e iogurte, como ingrediente para preparação de pães, bolos, doces, sopas, vitaminas, mingau, etc. É comercializado em forma de flocos naturais, semelhante aos flocos de aveia e quinoa.

O grão possui cerca de 15% de proteínas com alto teor biológico (aquelas com todos os aminoácidos essenciais que o corpo não produz). Podendo ser comparada à proteína do leite.

É fonte de cálcio biodisponível (melhor absorção no organismo), o que não acontece com outros tipos de vegetais. Além de ser fonte de fibras, zinco, fósforo e outros nutrientes.

Estudos vêm mostrando o potencial do amaranto na redução dos níveis de colesterol no sangue. Vários componentes presentes podem atuar neste efeito, como o óleo, a fibra, a proteína e as substâncias antioxidantes. 

Esse é mais um grão, rico em nutrientes, para complementar a sua dieta!


fonte: http://vilamulher.terra.com.br/os-beneficios-do-amaranto-11-1-70-188.html

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.