Vou postar hoje uma salada para quem está querendo fazer dieta. Eu estou na luta! rs. 
É energética porque possui castanha do pará, castanha de cajú e espinafre. As castanhas por serem oleaginosas fornecem um tipo de gordura que é boa para a saúde, trazem saciedade e aceleram o metabolismo. São indicadas para quem está querendo emagrecer. Abaixo seguem mais benefícios dos principais ingredientes:


  • Castanha do Pará


A Castanha do Pará é um alimento que faz parte do grupo das oleaginosas e, portanto, possui grande quantidade de gorduras, proteínas, minerais, vitaminas e antioxidantes. Nos últimos anos a ciência tem ainda descoberto cada vez mais benefícios que ela pode trazer para a saúde das pessoas.
Para quem está em dieta, por exemplo, não precisa se preocupar com a gordura encontrada na castanha já que ela é composta principalmente de gordura mono-insaturada e poli-insaturada, que não fazem mal ao organismo e são gorduras que ajudam o corpo a reduzir os níveis de LDL (colesterol ruim) mantendo/aumentando o HDL (colesterol bom).
Além disso temos um mineral encontrado na Castanha do Pará que merece destaque por estar presente em grande quantidade e por seus benefícios, estamos falando do Selênio. Entre as qualidades dele está a proteção contra os radicais livres no organismo, a melhora no sistema imunológico e benefícios para o sistema nervoso, além do combate à doenças como Parkinson e Alzheimer.
Há ainda algumas pesquisas mais recentes que indicam que o selênio ajudaria também na redução do risco de câncer de próstata.


  • Castanha de Cajú

Assim como a maioria das oleaginosas, a castanha de caju é rica em vitamina E, um antioxidante que previne o envelhecimento precoce. Ela também possui potássio e fósforo, o potássio regula os batimentos cardíacos, previne as cãibras e regula a quantidade de água no corpo, já o fósforo, fortalece os ossos, melhora a memória e evita a fadiga.

Se consumida com moderação, a castanha pode controlar o nervosismo, a depressão e a fraqueza, pois é rica em magnésio. Também contribui para a saúde dos músculos, melhora a digestão e regula o nível de colesterol no sangue, pela boa quantidade de gorduras polinsaturadas. São as famosas gorduras do bem, que também diminuem a formação de coágulos no sangue e protegem o coração.
  • Espinafre
Rico em sais minerais, como ferro, cálcio e fósforo, e com alta concentração de vitaminas dos complexos A e B, a verdura ajuda na formação dos ossos, dentes, construção muscular, coagulação sanguínea e conservação da visão.
O espinafre ainda age na conservação da pele, na proteção do aparelho digestivo e, principalmente, na saúde sistema nervoso, tornando-se essencial para o desenvolvimento dos nervos e do cérebro. Segundo um estudo realizado no ano passado, o cérebro consome muita energia para funcionar e isso resulta na sobra de resíduos químicos oxidantes, alguns alimentos como espinafre, nozes, castanhas, óleos vegetais, lentilha, couve-flor, aspargo e abacate ajudam a eliminar as substâncias em excesso, "desenferrujando" o cérebro.
O espinafre é recomendado principalmente para gestantes e crianças, pois previne a anemia e a desnutrição.
 

  • Ingredientes:

1 tomate sem semente;
1 cenoura grande picada;
1 batata grande picada;
1/2 chuchu picado;
1 maço de espinafre;
6 castanhas do pará;
6 castanhas de cajú;
azeite e sal a gosto;
azeitonas sem caroço.


  • Modo de preparo:

Lave todos os legumes e verduras. Tire a semente do tomate, corte em cubinhos e reserve. Corte a azeitona também em pedaços pequenos. Corte as folhas de espinafre bem picadinhas (coloque a quantidade que desejar). Pegue as castanhas e coloque em um socador de alho ou pilão e triture bem. Os legumes, batata, cenoura e chuchu, corte em cubinhos pequenos e leve para cozinhar no vapor até ficarem macios, mas não muito moles. Depois de cozidos, lave com água fria para dar um choque térmico e parar o cozimento. Coloque um pouco na geladeira para esfriar. Depois pegue todos os ingredientes e misture em um recipiente. Tempere com sal e azeite à gosto.

2 comentários:

  1. Uauuu! Menina, tô adorando tudo aqui!! Tô que nem pinto no lixo, querendo bicar em tudo ao mesmo tempo kkkkkkkkkkk já vou deixar na minha lista de blogs favoritos, pq vou vir sempre aqui pegar uma receitinha heheh.... e essa salada..hummm quero!!
    amei, amei amei!! Parabéns pelo blog! Bjks
    http://clubedocabeloecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Que bom que está gostando! rs
    Tb coloquei o seu na minha lista!
    Faz a salada, vc vai adorar!
    bjo

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.