sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Suco da Beleza



Muito tempo sem postar...

Volto postando para vocês um delicioso suco, muito nutritivo, tanto para os adultos como para as crianças. Chamei de suco da beleza, pois possui ingredientes que fazem bem para a pele e para os cabelos, mas também para o organismo como um todo. Comecei a fazer para mim e para o meu filho tomarmos todos os dias de manhã. Vamos aos ingredientes:

  • 1 beterraba grande;
  • 2 maçãs com casca;
  • 2 laranjas;
  • 1 cenoura grande.

Lave bem todos os ingrendientes, descasce somente a laranja, a cenoura e a beterraba. A maçã pode ser com casca. Se tiver uma centrífuga é melhor, pois dá para aproveitar bem mais e não precisa colocar água. Então, pique todos os ingredientes e coloque na centrífuga. Não precisa tirar a semente da laranja. Caso não tenha, coloque no liquidificador com um pouco de água e depois de bater tem que coar. Depois é só servir imediatamente, pois se demorar para tomar, perdem as propriedades, tais como a vitamina C, que oxida com a luz. É um ótimo suco para as mamães que estão amamentando, para hidratar e recompor os sais minerais e também para fortalecer os cabelos que caem muito nessa fase e ainda previne a anemia (claro que deve tomar também um suplemento vitamínico e ferro). E também pode dar para os bebês e para as crianças na parte da manhã, antes do almoço. Rende quase 400 ml. 

Benefícios:

Beterraba: esta hortaliça contém vitaminas A, B1, B2, B5, e C. No entanto, as propriedades da vitamina C da beterraba são melhores absorvidas no organismo, quando consumidas cruas, A beterraba apresenta ainda minerais como o cálcio, cloro, sódio, e fósforo. Possui também o silício, que é parte integrante do colágeno, o zinco, que auxilia os tecidos cerebrais, juntamente com o ferro e o cobre que ajudam na formação de glóbulos vermelhos; o potássio e o manganês, que fortalecem e regulam as  glândulas de secreção interna.

Maçã: a maçã é um dos frutos mais apreciados do mundo; além de 85% de água, contém 12% de açúcar, ácidos orgânicos, pectina, tanino, vitaminas B1, B2, PP, C, E e provitamina A. Seu agradável aroma é resultante de uma essência existente na casca. Refrescante pelo seu abundante suco, ligeiramente ácido, estimula as glândulas digestivas e protege a mucosa gástrica. É um excelente alimento complementar que favorece especialmente a assimilação do cálcio. A maçã, por suas reconhecidas propriedades antioxidantes, tem numerosas utilizações.

Cenoura: a cenoura tem um elevado teor de caroteno (provitamina A), responsável pela coloração amarela dos vegetais e que no organismo se transforma em vitamina A. Tem uma pequena quantidade de vitamina C e contém óleos essenciais e pectina (a mesma função da maçã, que fomenta a formação de gelatina). Fonte de vitamina E, que tem uma importante acção antioxidante, evitando danos nos tecidos, e de ácido fólico - fundamental para o bom funcionamento dos sistemas imunitário, nervoso e cardiovascular -, a fibra da cenoura ajuda no trânsito intestinal e na redução dos níveis de colesterol do sangue.

Laranja:  a laranja rica em vitamina C, baixo valor calórico, antioxidante, é estimulante do apetite, reguladora intestinal, laxante, diurética, combate o reumatismo, a febre, asma, gripe é calmante, digestiva e depurativa do sangue, combate a nefrite, hemorragia, restaura o fluxo menstrual, vitaliza as gengivas, é cicatrizante, ajuda no combate ao stress e alergias, diminui a taxa de colesterol e ajuda o organismo à absorver ferro.

Espero que tenham gostado e saboreiem esse delicioso suco! 
 

Aproveite e leia mais os artigos sobre...

0 Comentários:

Postar um comentário