sábado, 29 de dezembro de 2012

Benefícios do tomate seco



Para quem é vegetariano e fica sem opção de uma coisa gostosa e com sabor para servir de acompanhamento nos pratos, pode se valer do tomate seco, que além de gostoso é super saudável. Apesar de ser desidratado em altas temperaturas, o tomate seco, mantém as propriedades do tomate e continua fazendo bem a saúde, além de ter um sabor mais realçado e peculiar do que o tomate convencional. 

Devido a isso, o tomate seco se torna um ingrediente especial que pode servir de recheio em tortas, pizzas, sanduíches, etc., dando um sabor diferente e deixando os pratos vegetarianos ainda mais apetitosos. A pizza de tomate seco com rúcula é uma das preferidas em minha casa. Como não comemos carne, o tomate seco dá um sabor forte que combina muito com o queijo. 

Com relação aos benefícios do tomate seco, eles são diversos. O tomate convencional, crú, já possui diversas propriedades e faz muito bem à saúde. Como regra geral, os alimentos de cor vermelha trazem grandes benefícios para a nossa saúde. O Tomate é um excelente exemplo, contém um pigmento chamado licopeno que está presente no tomate maduro que lhe dá a cor vermelha. 

Este pigmento é responsável por vários benefícios, como: 

-prevenir o câncer de próstata;
-melhora a saúde cardiovascular
-previne o envelhecimento, pois atua como um filtro solar que protege a pele, ajudando-a a manter-se jovem. 

O licopeno do tomate é melhor aproveitado pelo nosso corpo quando esta combinado a um óleo.  Portanto, o Tomate Seco é uma receita perfeita, deliciosa e muito saudável.
 
A desidratação em baixa temperatura mantém todas as propriedades do tomate maduro, que é rico em Vitaminas A, B, E e Ácido Fólico, além de sais minerais, como fósforo, potássio e magnésio. Assim como Vitamina C que ajuda no combate aos radicais livres do nosso corpo.
 
 

Veja receita abaixo:

Ingredientes:
 
- 2 quilos de tomate tipo Débora (os menores são os que dão melhor resultado)
- 1 xícara de açúcar
- 1 colher de sopa de sal
- azeite
- orégano seco
- alho fatiado (de preferência desidratado)

Modo de fazer:
 
Lave os tomates. Tire os pedúnculos, corte-os ao meio e retire as sementes. Coloque-os em uma assadeira grande, com a pele voltada para baixo. Misture o sal e o açúcar. Dentro de cada um deles, ponha 1 colher de chá do tempero de sal e açúcar. Leve-os ao forno mínimo por uma hora e meia. Vire-os com a pele para cima e escorra a água da assadeira. Volte-os ao forno por mais uma hora e meia. Vire, novamente e volte ao forno por 45 minutos. Torne a virar e deixe por mais 45 minutos. Se perceber que o forno está muito quente, coloque uma coher de chá, impedindo que a porta do forno se feche para diminuir ainda mais o calor do forno. Normalmente, no tempo descrito, o tomate já está seco, mas, se precisar, vire novamente e deixe mais um pouco. Retire-os  e arranje-os em frascos, por camadas. A cada camada, derrame um fio de azeite e polvilhe orégano, ponha umas fatias de alho. Se preferir, faça sem o alho, ou só com o orégano, que é o tradicional. Feche os frascos e leve à geladeira. Dura até um mês na geladeira.

O tomate seco também pode ser encontrado para comprar em qualquer superpercado. Não é muito barato, mas vale a pena, pois fazer em casa dá muito mais trabalho do que comprar pronto. E além do mais é muito gostoso e um pouquinho na comida já dá muito sabor.

Espero que tenham gostado! Acrescentem o tomate seco na alimentação, pois além de ser saudável é uma delícia!

Abraços

Aproveite e leia mais os artigos sobre...

9 comentários:

  1. Eu amo tomate seco! Inclusive quero fazer uma salada de massa com tomate seco pro ano novo! Mas pra fazer ele, não tenho saco não...prefiro comprar pronto! rsrsr bjks

    ResponderExcluir
  2. Se fizer, me manda a receita para eu postar aqui no blog! tb gosto de comprar pronto, fazer dá trabalho demais! rs

    ResponderExcluir
  3. eu adoro tomate seco,no final do fiz varios vidros e dei de presente...,muito bom.Da muito trabalho pra fazer mais e gostoso ver tudo seco,depois de pronto o vidro fica muito bonito ne.bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Shisue, realmente! Eu tb gosto muito, mas gosto de comprar pronto!
      Obrigada pela visita! beijo

      Excluir
    2. Pelo preço do tomate fresco,esta mais valendo comprar já seco!

      Excluir
    3. Dá para fazer sem assucar ou com adoçante ? É porque eu sou diabética, e todo cuidado é pouco! Agradeço se você puder me responder...

      Excluir
    4. Adoçante acho que não ...só se for culinário né...ou então comer com moderação ou comprar pronto! abraço

      Excluir
    5. Na verdade você não precisa colocar nem sal e nem açúcar para fazer o tomate seco! Tomate já é um alimento rico em frutose, que é seu "açúcar" natural, basta coloca-lo em um forno em baixa temperatura e deixar desidratando, até que fique murchinho e vá secando. Precisa ter muito cuidado com a quantidade de sódio dos tomates secos industriais, podem ser e são um veneno para nosso organismo. Beijos

      Excluir
    6. Olá Gabriel, bom saber. Nunca fiz essa receita não, postei mas ainda não experimentei. Normalmente eu compro o tomate seco pronto. Eles colocam muito sódio para poder conservar além da quantidade enorme de óleo. obrigada por seu comentário volte sempre.

      Excluir