segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Deu vontade de comer doce? Coma frutas secas!



As frutas secas além de gostosas, são muito nutritivas. São ótimas para enganar a fome e matar a vontade de comer doces se estivermos fazendo dieta.

Em minha casa consumimos muito damasco, passas, ameixa seca. Eu adoro! 

Vou falar para vocês sobre o benefício de cada uma delas!


Damasco



Para quem não consegue abrir mão de algum alimento mais doce e saboroso após as refeições ou no lanche da tarde, por que não optar pelo Damasco Seco?

Ele é uma das apostas dos nutricionistas para a dieta de quem não consegue ficar sem “beliscar” ou precisa de uma opção prática e rápida para os intervalos.

Além do seu sabor que alterna entre o doce e o azedinho, o Damasco Seco apresenta valores nutricionais bastante interessantes. A fruta é rica em fibras, vitamina C, potássio e outros minerais como o magnésio, cálcio e sódio. São recomendadas porções de cinco unidades para um lanche completo e sem exceder muitas calorias.

Atletas – O damasco seco é também altamente recomendado para quem pratica exercícios físicos com regularidade, pois é um alimento capaz de repor com rapidez a energia perdida no treino. Por conter baixo índice glicêmico, também é ideal para consumo antes de treinos de corrida, por exemplo.

Mais benefícios:

Laxante natural:
Por ser rico em fibras, evita a constipação e problemas de intestino.

Previne Doenças do coração:
O beta-caroteno é um poderoso antioxidante que pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares e a ação dos radicais livres, que podem provocar o envelhecimento precoce e doenças.

Ótimo para a Pele
Por ser rico em Beta-caroteno, é muito saudável para a pele, membranas, mucosas e para a visão

Aliado contra osteoporose
Rico em boro, mineral envolvido na prevenção da osteoporose.

Atividade Física e Circulação
O potássio é essencial para manter os fluidos corporais principalmente para quem faz atividade física.

Contra Anemia
O Damasco também é rico em ferro, principal componente da hemoglobina, uma parte da célula vermelha que carrega oxigênio para as células. A sua deficiência provoca anemia. Cem gramas da fruta seca fornecem quase a metade do que precisamos de ferro em um dia.

Fonte: http://nutricaoolistica.blogspot.com.br/2011/08/damasco-seco-nutritivo-e-saudavel.html



Ameixa seca

 

Segundo pesquisadores, esse alimento tem o poder de auxiliar na perder alguns centímetros, já que faz com que se coma menos.

O poder de saciar a fome da ameixa deve-se a sua grande quantidade de fibras. Ao mastigá-las vagarosamente, seu cérebro percebe que você já comeu o bastante. E ela ainda se mantém em seu estômago por bastante tempo, desacelerando a digestão.

As ameixas são uma boa fonte de vitamina A (na forma de Beta-caroteno), vitamina B2, potássio e fibra. Possui aliás mais fibra que qualquer outro fruto, hortaliça ou legume.

Devido ao alto poder laxativo as ameixas são recomendadas contra a prisão de ventre. Deve colocar as ameixas secas de molho num copo com água durante a noite. Ainda em jejum, na manha seguinte deve ingerir tanto as ameixas como a água. Ingerir apenas as ameixas secas sem colocar de molho também produz resultados. 

A ameixa seca, como é mais concentrada, torna-se muito energética, fornecendo uma grande quantidade de calorias. Ideal para pessoas com grande actividade física.

Fonte: http://www.abc-alimentos.com/ameixa.html

Uva passa


As uvas passas são fonte de oligofrutossacarídeos que possui ação prebiótico, ou seja, contém fibras e carboidratos insolúveis que não são digeríveis pelo nosso organismo. Estes compostos de fibras e carboidratos são estudados por possuírem um efeito na prevenção de doenças crônicas degenerativas e também doenças do envelhecimento.
 
É uma substância encontrada no vinho e também na uva in natura. Nas frutas secas esses benefícios são ainda maiores do que as frutas frescas, pois essa substância se concentra ainda mais quando está no processo de desidratação.

Boa para os ossos
 
A uva passa possui uma alta concentração de boro que é um importante mineral para a saúde dos ossos e dos ligamentos, além de ter um papel fundamental na prevenção e na diminuição da perda óssea após a menopausa. Estudos mostram que os benefícios do boro obtidos em dietas ricas de frutas e vegetais reduzem na perda de cálcio.
O boro também ajuda no tratamento dos sintomas da artrite, pois o consumo de boro leva a menor formação de inflamação e de edemas.

Previne o câncer de cólon

A uva passa pode ter uma ação preventiva no câncer de cólon que se desenvolve no intestino grosso, pois possui uma grande quantidade de fibras. As fibras tem a função de acelerar o trânsito intestinal e isso pode ajudar na eliminação dos agentes cancerígenos.
Estudos revelam que os benefícios dos ácidos graxos produzidos pela fermentação das fibras no aparelho digestivo inibem a proliferação das células cancerígenas e os prebióticos da uva passa também estão relacionados a este processo.Estas substâncias se formam no processo de desidratação da uva passa, por isso, esses benefícios não são encontrados nas uvas frescas.

Protege o coração
 
A uva passa tem uma capacidade cardioprotetora que são os benefícios dos compostos fenólicos que combatem o envelhecimento precoce. As fibras da uva passa ajudam na diminuição da absorção de colesterol e produz ácidos graxos pela flora intestinal, já os benefícios dos compostos fenólicos previnem a aterosclerose que é uma doença crônica e inflamatória, pois possui os benefícios de antioxidante e anti-inflamatório.
Pesquisas mostram que há um aumento significativo nos antioxidantes nos compostos fenólicos durante o processo de desidratação da uva passa, aumentando assim a capacidade positiva das uvas passas nos processos oxidativos que levam a doenças crônicas.
Acrescentar a uva passa na dieta possui vários benefícios, como por exemplo, reduz os níveos de colesterol LDL e também de substâncias inflamatórias no organismo, não aumenta o nível de triglicérides no sangue, prevenindo assim muitas doenças.


Fonte: http://www.abc-alimentos.com


Então, gostaram?

As frutas secas só trazem benefícios ao nosso organismo, além de serem gostosas e servirem para matar aquela vontade de comer um docinho!


Abraços



Aproveite e leia mais os artigos sobre...

0 Comentários:

Postar um comentário