Panqueca de ricota e espinafre com molho branco (ovo-lacto)



Oi gente!

Hoje vou postar mais uma deliciosa receita. Eu já disse aqui que adoro as receitas da chef Rita Lobo que apresenta o programa Cozinha Prática no GNT. Outro dia vi ela fazendo essa receita muito saborosa e que deu muita vontade de postar para vocês, ainda mais que tem ingredientes saudáveis e não leva carne!

Então, vamos à receita desse prato delicioso. Se você quiser fazer um almoço especial neste final de semana, essa é uma ótima dica!


Para a massa:
 
Ingredientes:
 
1½ xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) de farinha de trigo
2 ovos
1 colher (chá) de sal
Manteiga ou óleo de canola para untar


Modo de preparo:
 
No liquidificador, junte o leite, a farinha de trigo, os ovos e o sal. Bata até a mistura ficar lisa. Deixe descansar no próprio copo do liquidificador por no mínimo 20 minutos até 1 hora, em temperatura ambiente. Enquanto isso, prepare o recheio. Depois do tempo do descanso da massa (e com o recheio já pronto), aqueça uma frigideira antiaderente, de fundo grosso, de cerca de 22cm de diâmetro, e espalhe um pouquinho de óleo ou de manteiga. Dê uma boa mexida na massa. Com a mão direita (se você não for canhoto!), levante a frigideira e com a outra, regue a massa com uma concha média —  que  também serve de medida.

Faça um movimento circular com a frigideira de modo a cobrir todo o fundo. Coloque a frigideira sobre o fogo baixo e, quando as bolhas começarem a aparecer, com auxílio de uma espátula de borracha, vire a massa para dourar do outro lado. O processo todo leva menos de 3 minutos por disco. Transfira para um prato, espalhe mais um pouquinho de manteiga ou óleo na frigideira  e repita o procedimento, até terminar a massa. Rende de 10 a 12 discos.

Para o recheio:
 
Ingredientes:
 
500g de ricota fresca
1 maço de espinafre fresco
1 dente de alho
¼ de xícara (chá) de uvas-passas brancas
¼ de xícara (chá) de rum
1 colher (sopa) de azeite
Sal (a gosto)
Pimenta-do-reino (a gosto e moída na hora)

Modo de preparo:
 
Lave o maço de espinafre sob água corrente. Separe as folhas e deixe de molho por 10 minutos em água com solução desinfetante ou vinagre. Reserve os talos para outra preparação (picado e refogado fica ótimo). Numa tigelinha, misture as uvas-passas com o rum para hidratar. Reserve. Descasque e pique fino o dente de alho. Reserve. Numa tigela grande, amasse a ricota fresca com um garfo. Tempere com sal e a pimenta-do-reino moída na hora. Leve ao fogo médio uma frigideira antiaderente. Enquanto ela aquece, transfira as folhas de espinafre para uma peneira — assim, as eventuais sujeirinhas ficam no funda da tigela com a água. Coloque as folhas na frigideira e vá mexendo aos poucos, até que estejam macias — mas não totalmente murchas.

Transfira as folhas de volta para a peneira e pressione para retirar o excesso de água. O espinafre vai ficar mais crocante. Volte a frigideira ao fogo baixo, regue com um fio de azeite e junte o alho picado. Misture bem, sem deixar dourar, e tire a frigideira do fogo. Isso é importante para não ter perigo de o álcool pegar fogo e você se queimar. Junte as passas hidratadas e o rum. Volte ao fogo e misture até a bebida secar. Desligue o fogo e junte as folhas de espinafre. Tempere com o sal, pimenta-do-reino e misture o refogado à ricota amassada na tigela.  

Para o molho branco:
 
Ingredientes:
 
1l de leite gelado
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de manteiga
Noz-moscada ralada
Sal (a gosto)
Pimenta-do-reino (a gosto e moída na hora)

Modo de preparo:
 
Numa panela grande, derreta a manteiga. Junte a farinha e mexa vigorosamente com a colher de pau, por cerca de 2 minutos. Essa misturinha é chamada de roux e serve para engrossar molhos em geral. Coloque o leite gelado de uma vez e, com a ajuda de um batedor de arame, misture bem, até levantar fervura. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando. No fim, tempere generosamente com noz-moscada, sal e pimenta-do-reino moída na hora. 

Dica: se o molho branco empelotar, é só bater no liquidificador.

Para a montagem:
 
Ingredientes:
 
¼ de xícara (chá) de nozes picadas
¼ de xícara (chá) de queijo parmesão ralado
Folhas de salsa fresca (a gosto)

Modo de preparo:
 
Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Coloque cerca de 2 colheres (sopa) do recheio na ponta da última panqueca da pilha. Enrole pressionando para que o recheio fique firme. Transfira para um refratário grande e repita o procedimento com os outros discos de panqueca. Regue as panquecas com cerca de ¾ do molho branco. O restante pode ser servido à parte. Salpique com as nozes e com o queijo parmesão ralado. Leve ao forno por cerca de 15 minutos ou até o molho começar a borbulhar e dourar. Sirva com as folhas de salsa fresca.


E aí, gostaram? Humm, eu adorei! 

Se quiserem saber mais ou ver o vídeo do preparo, clique aqui.

Bom Apetite!


Abraços,


Fonte: http://gnt.globo.com/receitas/Panqueca-de-ricota-e-espinafre-com-molho-branco.shtml

4 comentários:

  1. nham nham que fomeeeee que deu agora!! Parece delicioso! Mas esse eu vou ficar só na vontade...muito trabalhoso (pra mim)rsrsrsr
    bjks
    www.clubedocabeloecia.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, é uma delícia, mas também achei que dá muito trabalho! rsrsrs

      bjo

      Excluir
  2. amo, com toda a força do meu amor, panquecas! mas, essa receita é muito complexa pra mim...posso comer um pouco da sua??? =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fefa! Tb adoro panqueca! Pois é, acho que um problema dessa chef é que ela tem coisinha demais pra cozinhar! rsrsrs Mas eu acho que na hora que for fazer não vai ser tão complicado! Se eu fizer, mando por Sedex pra vc! hhahahahaha
      Mas parece muito gostosa, né?
      bhooo

      Excluir

Tecnologia do Blogger.