sábado, 23 de fevereiro de 2013

Dica de saúde: Benefícios das cápsulas naturais



Oi gente!

A minha querida tia e leitora, Carla Amorim, me solicitou que falasse aqui no blog sobre o óleo de linhaça. Aí, resolvi postar para ela e para vocês, uma resenha mais completa, falando tanto sobre o óleo de linhaça como outros óleos que são saudáveis e que possuem muitos benefícios. Todos podem ser encontrados em forma de cápsulas, facilitando assim, o consumo.

Então vamos lá!

Óleo de Linhaça


A semente de linhaça é considerada um alimento funcional, pois, além de ter suas propriedades nutricionais básicas, tem propriedades preventivas graças aos compostos antioxidantes e anticancerígenos. 

A semente de linhaça tem cerca de 39% de óleo em sua composição. Seu óleo é um dos alimentos mais rico em Ômega 3 da natureza (cerca de 57%) e de Ômega 6. A relação ideal entre Ômega 3 e Ômega 6 é de 1:4 respectivamente, enquanto o óleo vegetal de linhaça apresenta uma relação de 1:3, muito próxima do ideal. Essa presença balanceada entre o Ômega 3 e o Ômega 6 permite a produção das prostaglandinas , que são corpos biologicamente muito ativos e importantes que agem como removedoras do excesso de sódio nos rins, diminuindo assim a retenção de líquidos, o que alívia os sintomas do período pré-menstrual. A alta taxa de Ômega 3 faz da linhaça um alimento de cárater preventivo à saúde, sendo um importante agente antioxidante e renovador celular.

Além disso, a linhaça é a maior fonte alimentar de lignanas, um fitoesteróide que "imita" a ação do estrógeno. A lignana é muito importante no período da menopausa, quando as taxas desse hormônio são baixas, sendo ela um importante agente natural na reposição desse hormônio. A lignana "engana" os receptores de estrógeno e se acopla a eles. Tratando-se de um óleo vegetal natural, os fitoesteróides têm uma ação fraca em relação ao estrógeno, não tendo ação negativa sobre o tecido mamário. Sendo assim, a lignana é uma substância importante na prevenção do câncer de mama, por neutralizar a ação do estrógeno sobre esse tecido. Existem alguns relatos de indução de icterícia, e reacções exantemáticas, possivelmente relacionadas com a dose e consumo exagerado. 

O óleo da linhaça tem na maior parte da sua composição gorduras poliinsaturadas não produzidas pelo corpo. Veja a porcentagem de gorduras do óleo de linhaça: 


Tipos de Gorduras  %Total de Gorduras
Gorduras Saturadas 9%
Gorduras Monoinsaturadas 18%
Gorduras Polinsaturadas Ômega-3 -- 57%

Ômega-6 -- 16%

A sua constituição ainda conta com uma alta taxa de fibras solúveis (ideal como laxante e auxiliar na digestão), vitaminas B1, B2, C, E, caroteno, ferro, zinco, alguma quantidade de potássio, magnésio, fósforo e cálcio. 

Estudos mostram que é boa para os diabéticos, pois estabiliza os níveis de açúcar no sangue e também é uma auxiliar para a prevenção da obesidade, pois ela ativa mais o metabolismo. 

fonte: http://www.curasdocancer.com/oleo-de-linhaca.htm


O óleo de linhaça pode ser encontrado com facilidade no mercado, em forma de cápsulas. Existem diversas marcas, mas a que eu mais indico é a da Sundown, Naturals pois já tomo outros medicamentos dessa marca. São ótimos e confiáveis. É de linhaça dourada, vem com 60 cápsulas e custa em torno de 21 reais.


Óleo de coco



Os benefícios com relação à saúde do óleo de coco vem dos ácidos graxos como o ácido láurico, assim como a vitamina E, vitamina K, gama tocoferol (outra forma de vitamina E) e ferro.

Ácido láurico tem propriedades anti-bacterianas, anti-viral e anti-fúngicos. Estas propriedades têm a capacidade para curar muitos tipos diferentes de doenças.

O antioxidante da vitamina E protege dos radicais livres que atacam tecidos e órgãos e também auxilia o corpo na utilização de vitamina K, essencial para a coagulação do sangue.

Nosso corpo usa ferro para muitas razões diferentes, incluindo a produção de hemoglobina e mioglobina. O composto de ferro no óleo de coco ajuda a prevenir a anemia, uma deficiência de ferro que causa hematomas excessivos, entre outras coisas.

Os benefícios para a saúde com óleo de coco são inúmeros e entre eles é para o uso medicial do cuidado do cabelo e para o fortalecimento dos ossos e dentes. Tratamentos capilares e cuidados com a pele, perda de peso, alívio do estresse, digestão, imunidade e contusões são algumas das áreas menores que se pode beneficiar do óleo de coco.

Para pele e cabelos o óleo de coco age como um hidratante natural para ajudar a se livrar do couro cabeludo seco e escamoso ou na pele. Ele também ajuda a evitar piolhos. Quando usado como óleo de massagem no couro cabeludo, ajuda a remover a fadiga mental e estresse.

As propriedades antimicrobianas do óleo de coco ajudam o organismo a absorver importantes vitaminas e nutrientes, incluindo cálcio para os ossos ficarem mais fortes, o que ajuda na digestão e melhor imunidade contra várias infecções, incluindo HIV e câncer.

Os Benefícios de saúde do óleo de coco e usos medicinais incluem perda de peso através de uma melhor digestão e metabolismo aumentado. Benefícios de saúde do óleo de coco e usos medicinais podem cobrir muitas áreas, mas como ele é usado é muito mais restrito.

Óleo de coco pode ser usado para cozinhar, assim recebemos os benefícios saudáveis, ou como um óleo de massagem ou condicionador para receber seus benefícios externos. O óleo de coco é usado em muitas loções e cremes  que usamos no nosso dia a dia, mas podemos ter mais benefícios se consumirmos óleo de coco em nossa dieta como uma medida preventiva contra doenças comuns.

fonte: http://www.oleodecoco.com/beneficiosoleodecoco 

O óleo de coco também pode ser encontrado na forma de cápsulas e a marca que eu indico é a da Equaliv. Nunca tomei o óleo de coco, mas tomei outras vitaminas da marca. Confiável e conhecida. Vem com 60 cápsulas e custa em torno de 49 reais.


Óleo de cártamo




O Óleo de Cártamo, ajuda a reduzir o apetite, a queimar  gordura, enrijecer os músculos e ainda combate o colesterol
O Óleo de Cártamo possui várias propriedades e benefícios, dentre eles se destacam a aceleração na perda de gordura (principalmente na região abdominal), regularização do nível de colesterol LDL e triglicerídeos, aumento da energia e imunidade, normalização do perfil metabólico entre lipídeos e insulina, aumento da definição muscular, proteção antioxidante, auxílio ao organismo na produção de substâncias antiinflamatórias, além de prevenir o aparecimento de celulites e ser benéfico para a pele.
Um estudo recente realizado pela Ohio State University descobriu que o óleo de Cártamo pode dissolver a gordura da barriga, sem dietas, porem sempre é importante seguir programa de exercícios físicos. O estudo também mostrou que duas colheres de sopa de óleo de Cártamo (ou o equivalente em suplementos) tomado todos os dias pode ajudar as pessoas (principalmente mulheres) perder a gordura da barriga, bem como no geral. Os pesquisadores descobriram que o Cártamo aumenta a produção de um hormônio chamado adiponectina. Esse hormônio avisa ao corpo para usar a gordura como fonte primária de energia. Por razões que os cientistas e os pesquisadores não entendem ainda, no caso das mulheres que tomam Óleo de Cártamo, a gordura extra que se queima parece ser mais orientada para o meio do corpo. A adiponectina também ajuda o corpo a produzir menos insulina, substância que armazena carboidratos extras.
O Cártamo também é rico em ácido oleico ômega-9, que é uma gordura monoinsaturada saudável. As gorduras monoinsaturadas são boas para o corpo quando consumidas regularmente e, segundo os pesquisadores, pode cortar o risco de doenças cardíacas em até 45%. Cientistas japoneses também descobriram que o ácido oleico ômega-9 reduz a probabilidade de acidente vascular cerebral (AVC). Segundo um estudo da Universidade da Califórnia, o óleo de Cártamo é capaz de diminuir rapidamente os níveis de colesterol em cerca de metade das pessoas. Outro estudo realizado na mesma universidade constatou que o ácido oléico estimula a produção do lipídio oleil-etanolamida (OEA), substância que reduz o apetite, aumenta a perda de peso e diminui a produção de LDL, o chamado "mau colesterol".
 
O óleo de cártamo pode ser usado na culinária ou simplesmente pode ser tomado puro. No entanto, também existem disponíveis no mercado para comprar suplementos vitamínicos à base de Cártamo.
O óleo de Cártamo contém proteínas, minerais, vitaminas, especialmente a vitamina E. A vitamina é um conhecido antioxidante natural, é importante no combate aos radicais livres, que atacam diretamente às células do corpo. A vitamina E ajuda a defender as membranas do corpo contra o estresse oxidativo, além de manter uma boa saúde e beneficiar o sistema imunológico. O óleo também é recomendado para todos os tipos da pele, é altamente hidratante e calmante para a pele.

O Cártamo é uma das mais ricas fontes de ácido linoléico. O CLA (ácido linoléico conjugado) em forma de suplemento é necessário para manter uma boa saúde, pois é extremamente difícil de obter um nível otimizado de CLA apenas seguindo uma dieta normal. O Cártamo é usado na perda de peso como um queimador de gordura. 

Fonte: http://bioformulafarmacia.com.br/site/index.php/produtos-top/85-emagrecimento/141-oleo-de-cartamo-1g


O óleo de cártamo também pode ser encontrado na forma de cápsulas. Não conheço nenhuma marca para indicar, por isso, pesquisando na internet, encontrei essa, somente para exemplificar. Vem com 90 cápsulas e custa em torno de 59 reais.


Vocês perceberam que quase todos os óleos citados têm vitamina E? Podemos tomar também cápsulas de vitamina E, absorvendo ainda mais os benefícios da substância pura! 

Vitamina E



A vitamina E é um dos principais antioxidantes para nosso organismo, pois demonstra ter efeitos contra a deterioração das células e contra o envelhecimento. Normalmente encontrada em multivitamínicos e fórmulas antioxidantes, a forma natural (d-alfa-tocoferol) é notavelmente a melhor.

Por meio da destruição das membranas celulares, os radicais livres são responsáveis por uma grande variedade de problemas de saúde. A vitamina E ajuda a defender as membranas celulares do corpo contra o estresse oxidativo, para a manutenção de uma boa saúde e de um bom funcionamento do sistema imunológico.

Com a idade, o sistema imunológico se torna menos eficiente no combate a micróbios e vírus. Parte deste declínio deve-se a baixos níveis de vitamina E na corrente sangüínea. Alguns estudos demonstraram melhoras nas respostas imunes em pessoas mais velhas que tomavam suplementos de vitamina E. A vitamina E ajuda a diminuir os efeitos do envelhecimento por manter as células protegidas dos danos dos radicais livres.
A vitamina E também desempenha um papel na capacidade que o corpo tem de processar a glicose.

Nos últimos dez anos as funções da vitamina E nas células têm sido ainda mais esclarecidas. Além de suas funções antioxidantes, a vitamina E é agora conhecida por agir por meio de outros mecanismos, incluindo efeitos diretos na inflamação, regulação das células do sangue, crescimento do tecido de conectividade e controle genético da divisão celular. 

fonte: http://www.nutriessencial.com.br/novidades-a-dicas-othermenu-68/3-novidades-e-dicas/124-vitamina-e-beneficios-para-saude


A vitamina E também pode ser encontrada na forma de cápsulas e também indico a da marca Sundown Naturals, que eu faço uso! Vem com 50 cápsulas e custa em torno de 50 reais.



Bom, espero que tenham gostado! Vamos fazer uso dos óleos vegetais, das vitaminas, pois só temos a ganhar!

Abraços,


 

Aproveite e leia mais os artigos sobre...

16 comentários:

  1. ola,amiga,fiquei muito feliz em receber sua visita,ja estou te seguindo,adorei seu blog tudo de bom ,adoro dicas de receitas,culinaria,artesanatos,enfim foi muito bom te conhecer.Estarei sempre por aqui,para ver as novidades.
    Volte qdo quizer,embora o meu blog esteja meio devagar,o meu tempo esta um pouco curto,bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Shisue, eu é quem agradeço por você ter gostado do meu blog! Tb adorei o seu, ainda mais que eu não tenho talento para bordados, que acho tão bonito! Vou sempre te visitar tb! É assim mesmo, dá muito trabalho ter o que postar todos os dias, né? rsrs

      bjoo

      Excluir
    2. Adorei, querida sobrinha, Cibele Lima! Muito obrigada pelas informações bastante esclarecedoras sobre os óleos. Beijos!

      Excluir
    3. Oi tia, que bom que gostou! De nada! Espero que tenha ajudado!
      bjos

      Excluir
  2. Oi Cibele.
    Adorei a dica sobre os benefícios do óleo de cartamo.

    E obrigada por curtir o meu blog CrisQTal
    Vim conhecer o seu e adorei e já sigo também.
    Um beijo querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristal, obrigada pela visita e obrigada por seguir!
      O óleo cártamo é bom para emagrecer! rs
      bjos

      Excluir
  3. Olá! Sou Ronaldo Silva
    Proprietário e administrador do B. A. B Comunidade.
    (http://babcomunidade.blogspot.com.br/)
    Sou responsável pela confecção das carteirinhas de membro do Agenda dos Blogs.
    Recomendado pela AGENDA DOS BLOGS Passei para seguir seu blog
    E aproveitando esse momento
    Gostaria de lhe convidar á fazer parceria com o B.A. B e se desejar.
    Curta nossas páginas no facebook.
    https://www.facebook.com/adotec
    https://www.facebook.com/pages/BABcomunudade/121742577978494
    https://www.facebook.com/GrupoSabuka
    https://www.facebook.com/GpaConstrutoraLtda
    https://www.facebook.com/mldrikasyescosmetics
    https://www.facebook.com/pages/MP3S-Brasil-SHOWS/358721340893913
    https://www.facebook.com/pages/Ajuplay-Produ%C3%A7%C3%B5es/318426934925898
    Quando puder visite o B.A.B Comunidade deixe seu comentário na (PÁGINA: COMUNIDADE). Não esqueça de postar o link da sua página do facebook, ou se preferir envie o uma solicitação de amizade nesse link: https://www.facebook.com/Addotec
    Ainda mais! Você pode também postar o link ou indicar um blog de amigo ou amiga para o B.A.B Comunidade o seguir, esse é o nosso objetivo.
    “Fazendo Amizades e Compartilhando Conhecimento”

    ResponderExcluir
  4. Olá boa tarde! td bem?
    gostei muito do seu blog, bem criativo parabéns. Até já me tornei um seguidor, gostaria de lhe fazer um convite á conhecer o meu blog e se você desejar seguir, siga-me! curta-me no face, também te proponho uma parceiria.
    http://mp3sbrasilshows.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/pages/MP3S-Brasil-SHOWS/358721340893913
    OK!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ronaldo, obrigada pela visita! Eu sigo o seu blog, recomendado pelo Agenda dos Blogs! O BAB comunidades. Pode deixar, seguirei esse outro também e curtirei no face!
      Abraços e obrigada por me seguir!

      Excluir
  5. Oi! Adorei seu blog! tem dicas muito interessantes!

    Aliás, vi que vc é budista.. Eu tb sou! De qual Budismo você é??

    Beijos

    Marília

    http://balancaseandancas.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marília! Obrigada apela visita!
      Que bom que gostou!
      Vou visitar o seu tb!

      Sou zen budista e vc? Mas também gosto muito dos ensinamentos do budismo tibetano!

      bjos

      Excluir
  6. Oi Ci, os óleos vegetais são maravilhosos, né? Uma marca que vende cápsulas e que eu gosto bastante é a Herbarium.
    bjks
    http://www.clubedocabeloecia.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São mesmo Érika, também adoro! Mas ainda não consumi linhaça em forma de cápsulas, faço consumo in natura mesmo. Mas a vitamina E e outras faço uso diário! O de cártamo já pensei em tomar para emagrecer! rs
      Ah, legal a dica! Não conheço! Vou indicar para minha tia!
      beijo

      Excluir
  7. ola sou Vanda venho atraves da Agenda dos Blogs http://mulherfashioon.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanda, já estou te seguindo tb! Obrigada!
      bjo

      Excluir
  8. Howdy! I know this is kinda off topic however I'd figured I'd ask.
    Would you be interested in exchanging links or maybe guest authoring a blog article
    or vice-versa? My website covers a lot of the same subjects as yours and I think we could greatly benefit from each other.
    If you happen to be interested feel free to shoot me an e-mail.
    I look forward to hearing from you! Superb blog by the way!


    my site: ro water

    ResponderExcluir