Oi gente!

Hoje vou postar uma dica muito legal de reciclagem.

Atualmente, o uso das sacolas descartáveis tem sido um problema em muitas capitais do país. Aqui em Belo Horizonte, por exemplo, foi criada uma lei proibindo o uso das sacolinhas descartáveis pelos estabelecimentos comerciais. Aí a polêmica começou. 

Para substituí-las foram criadas sacolas de plásticos, biodegradáveis, compostável, feitas com materiais de maior facilidade de se decompor. Mas não eram distribuídas gratuitamente. Aqui era cobrado o valor de 0,19 centavos cada uma. Aí todo mundo ficou reclamando (para variar), que não deveria pagar, que absurdo e tal...Eu não acho, porque se é para restringir o uso, tem que cobrar mesmo, se não de nada adianta! Aí depois foi proibida a comercialização dessas sacolinhas também. 

Mas outro dia, indo a um supermercado, vi que as mesmas estavam sendo distribuidas gratuitamente, ou seja, deu na mesma. As sacolinhas de plástico haviam voltado, ignorando a lei (como sempre!). Depois disso, vi na televisão uma reportagem dizendo que as sacolinhas teriam que ser disponibilizadas aos clientes, etc. Porque o povo reclama de tudo também! A população não entende que proibir o uso das sacolinhas é para proteger o meio ambiente, diminuir a poluição, que a sacolinha demora milhares de anos para se decompor, etc. 

Na verdade o povo não está nem aí. Todo mundo só pensa em si mesmo. Aí na reportagem a gente só vê o povo reclamando que não tem sacolinha, como vou carregar as minhas compras, etc...

Desde que foi proibído o uso das sacolinhas descartáveis, eu tratei de arrumar um jeito de fazer as compras, utilizando as famosas Ecobags. Eu tenho várias e só fazemos compras com elas. Mas tudo no Brasil é complicado. O povo brasileiro é complicado, é difícil, pois a ignorância ainda impera! 

Não sei o que é que custa ter uma ecobag, que dá para carregar muito mais coisas, é fácil de dobrar, transportar. Pode colocar na sua bolsa e levar sempre com você, para qualquer lugar. É vendida em qualquer estabelecimento, supermercado, etc. As pessoas não entendem que em uma ecobag pode carregar quase toda a compra, que se fosse para carregar em sacolinha de plástico, gastaria umas 3. 

Na verdade o povo só sabe reclamar. Não está nem aí para o Planeta, meio ambiente, não tem noção de sustentabilidade, etc. Só pensam que estão sendo prejudicados por não ter mais a tal sacolinha, que o dono do supermercado tem culpa, que o governo tem culpa, etc. Mas fazer a sua parte, ninguém quer. Quando eu vejo essas pessoas ignorantes reclamando, dá vontade de ir lá e falar, "porque você não pode comprar uma sacola ecológica, não é mais prático, ao invés de ficar reclamando? Você sabe porque não se deve usar a sacolinha de plástico?"

Aí, foi só liberar as sacolinhas novamente, que a gente não vê mais niguém usando as Ecobags! Que absurdo isso, o povo não tem consciência mesmo! Sai todo mundo com o carrinho cheio de sacolinhas de plástico! Até quem está de carro! O ser humano é muito acomodado e gosta do que é mais fácil.

Outra coisa sem nexo que povo reclama também é que o supermercado não disponibiliza caixa de papelão para carregar as compras, etc...aff! E por acaso o supermercado tem essa obrigação? Me poupe!

Bom, neste post eu quis desabafar um pouquinho, mas vou dar uma dica super legal para vocês: como fazer uma Ecobag com saco de ração!

Se você tem um cachorrinho ou gato, sempre compra ração, não é mesmo? E muitas vezes aqueles sacos grandes! Não jogue fora!

Estava vendo na Tv hoje pela manhã, algumas bolsas e sacolas feitas com sacos de ração. E ficou muito legal. Aí resolvi pesquisar na internet e achei como se faz!

Achei um blog muito legal, chamado Gato de Sapato, e lá a autora ensina como fazer! Se quiser ver mais clique aqui. Você só vai precisar do saco da ração, de tesoura, linha, agulha, grampeador! 

A que ela ensinou fico assim:


É super fácil de fazer e fica até bonitinha! O saco de ração é super resistente. Você pode colocar uma alça de nylon, mas se não tiver, pode usar o próprio saco da ração para fazer. É muito fácil. Eu vou fazer pra mim também!

E aí? Gostaram? Eu gostei muito da ideia!


Gente, vamos parar de reclamar e pensar que todas as atitudes erradas que prejudicam o Planeta também prejudicam as nossas vidas! Diga não as sacolinhas de plástico. Aqui no blog, do lado direito da página, tem um contador da recusa de sacolinhas descartáveis. Se você recusa, marque lá!

Leve sempre a sua Ecobag com você, dentro da bolsa, no carro, porque assim, sempre que for fazer aquela comprinha de última hora, ela vai estar lá!

Abraços e até a próxima!






Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.