Oi gente!

Hoje no Beleza Verde, vou falar mais uma vez sobre cabelos. Muitas vezes, fazemos mil coisas com os nossos cabelos. Tinjimos, alisamos, escovamos, usamos mil produtos para hidratar, dar brilho, usamos ampolas de tratamento, vamos ao salão, etc. Fazemos mil e uma coisas com as nossas madeixas!

Mas o que não podemos esquecer é que a saúde dos cabelos não está só do lado de fora. Antes de tudo, para ter cabelos lindos, bem tratados, fortes e saudáveis é cuidar da nossa saúde por dentro. De nada adianta fazer mil coisas com os cabelos, se por dentro estamos "pobres" em vitaminas, sais minerais e outros componentes importantes para ter uma beleza saudável. Aí, não há tratamento que resolva. Muitas vezes, dependendo do que fazemos, a situação piora, ocasionando queda, quebra, ressecamento dos fios, enfraquecimento da raiz, deixando-os pior ainda.

Por isso, resolvi postar para vocês, sobre alguns alimentos e vitaminas, que são importantes para a saúde dos nossos cabelos. Devemos alimentar nossos cabelos diariamente, para que eles fiquem sempre bonitos, fortes e saudáveis!

Então, vamos lá!



Os fios que passam por algum tratamento químico, sofrem uma desmineralização, que significa a perda de oligoelementos essenciais, envolvidos no processo de regeneração e vitalidade capilar.

Oligoelementos são importantes para a aparência dos cabelos. Unidos aos aminoácidos (proteína), regeneram e hidratam, resultando em cabelos maleáveis, com brilho e volume controlados. Alguns oligoelementos são os sais minerais, muito importantes para que os cabelos fiquem lindos e saudáveis.

São eles:
Cálcio: faz com que o cabelo fique mais forte e sua ação é fundamental para as proteínas dos cabelos.

Alimentos rico em cálcio: queijos; leites; iogurtes; espinafre; amêndoa; gergelim; brócolis; aveia; couve-manteiga; avelã; castanha-do-pará; agrião.

Manganês: ele atua na proteção da cutícula do cabelo, na sua lubrificação ideal; a sua falta causa a queda dos fios, e já foram realizadas várias experiências que mostram isso.

Alimentos ricos em manganês: damasco, aveia, soja, agrião, pêssego, amêndoa, feijão, nozes, espinafre, banana, alface, cenoura, aipo, chicória, ameixa fresca.

Silício: é fundamental para os cabelos, porque ele atua na reconstituição e tem ação anti-envelhecimento. É primordial para a obtenção de brilho.

Alimentos ricos em silício: abóbora-menina, alcachofras, alho poró, aveia laminada, cebola, cevada, aspargos, mel, morango, nabo, pepino, pinhão, tâmara, dente de leão.

Zinco: para a oxigenação, nutrição e reconstituição das células ele é essencial; é também muito usado para tratamento de cabelos enfraquecidos. Para o fortalecimento dos fios ele é imprescindível.

Alimentos ricos em zinco: cereais integrais, oleaginosas (castanha do pará, castanha do caju, nozes, amendôas), sementes, leguminosas (feijão, grão de bico, ervilha).

Eu gosto de recomendar muito também, além de uma boa alimentação, o uso de polivitamínicos, pois eles possuem em sua composição, todos os elementos necessários para mantermos a boa saúde, dos cabelos, pele, unhas e o organismo como um todo. Como eu disse, de nada adianta os tratamentos por fora, pois se a saúde estiver fraca, não vai resolver. Vamos gastar dinheiro com produtos, dermatologista, etc, e nada vai adiantar!

Acessem essas resenhas abaixo, para saber mais:



Vitamina C: Além desses sais minerais citados, a vitamina C é muito importante para combater o envelhecimento celular, consequentemente o envelhecimento da pele e dos cabelos; 

As frutas cítricas, laranja, kiwi, limão, abacaxi, entre outras são ricas em vitamina c, mas recomendo tomar vitamina c, em forma de comprimido ou efervecente, todos os dias pela manhã;

Ferro: O ferro é muito importante para o combate da anemia, fator que muitas vezes acarreta na queda dos cabelos;

Alimentos com ferro: couve; feijão; beterraba; folhas verdes escuras; brócolis; você pode tomar um bom suplemento à base de ferro (sulfato ferroso), o que não faz mal algum (vocês sabem que não recomendo as carnes aqui, pois sou vegetariana);

Vitaminas do complexo B: são super importantes para a saúde, para as células, para o organismo como um todo, além de combater anemia. Recomendo tomar o complexo vitamínico para suprir a necessidade de todos os "B's".  

Vá de vitaminas do complexo B, em especial a B2, nutriente que auxilia no metabolismo das proteínas. Isso porque a pele e o cabelo são constituídos basicamente de um material proteico, a queratina. As vitaminas B6, B7 e B8 combatem o excesso de oleosidade e também previnem a queda. Por fim, vale apostar na B9 (ácido fólico), que ajuda a manter a cor natural por mais tempo.

Nas resenhas que indiquei, eu apresento todas as marcas de complexos vitamínicos que eu recomendo, faço uso ou já fiz e considero mais eficazes e confiáveis.

Vamos cuidar da nossa saúde, ter uma alimentação saudável, livre de alimentos industrializados, gordurosos, cheios de conservantes, etc. E nos alimentarmos de coisas mais saudáveis! 

Continuemos a cuidar de nossas madeixas, com todos os produtos maravilhosos existentes no mercado, sem esquecer de cuidar da nossa saúde!

Espero que tenham gostado!

Abraços,



















 










14 comentários:

  1. Olá! Encontrei seu blog no "Agenda dos Blogs" e já estou seguindo. Se quiser seguir o meu ficarei grata! Meu nome de seguidora é Adorartes, ok? Abraços e sucesso!
    http://sandyadorartes.blogspot.com.br/
    http://www.facebook.com/Adorartes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita, já fui te visitar!
      bjo

      Excluir
  2. Amei o seu blog se vc puder der uma passadinha no meu e por favor retribui a incrição

    http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada pela visita! Já fui te visitar tb!
      bjo

      Excluir
  3. amei as dicas flor! ótimo post!
    Obrigada pela visita no blog!
    Bjs e volte sempre!
    Bel Carvalho
    http://bybelcarvalho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou!
      De nada! bjos e volte sempre tb!

      Excluir
  4. Great post, very informative ! I need to eat more healthy so I loved it

    Fashion and Cookies
    Fashion and Cookies on Facebook
    Bloglovin
    You're invited to enter Daniel Wellington watches giveaway: win a watch of choice up to $229 worth, open worldwide until March 18th !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. that good! Thank you for visiting!
      kisses

      Excluir
  5. Mto interessante o post. Acho q nao comentei mas estudei 4 anos de nutrição (tipo.. oc urso todo kkkkkkk) e esses 'detalhes' sao os mais legais...

    bjkss

    http://consuminhosecaprichos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! A alimentação é muito importante! Se quiser colaborar com seu conhecimento será um prazer!

      bjo

      Excluir
  6. nossa, não sabia de tantos alimentos que ajudavam os cabelos!
    ameii esse post, super útil!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Adriana! Obrigada e volte sempre!
      Beijooo

      Excluir
  7. Gostei do post! Tudo começa pela alimentação! As pessoas tem que perceber isso. Quando eu começo a falar que é a maioria só precisa comer direito pra ter melhores resultados no cabelo, só faltam me bater. É muita gente iludida com medicamentos e produtos "milagrosos" para cabelo, afff!! u.u"
    Beijos
    www.misturando-beleza.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Com certeza, se a saúde da gente estiver ruim, tudo reflete nos cabelos, unhas e pele. Isso é fato, mas a maioria das mulheres vivem com mania de regime e não acreditam, acham que somente por fora adianta! Mas não! É muito importante cuidar de dentro pra fora, com alimentação e com medicamentos de tomar, vitaminas, etc! bjoooo

      Excluir

Tecnologia do Blogger.