Dica de saúde: Dicas para manter as doenças longe da cozinha


Oi gente!

Hoje vou compartilhar com vocês algumas dicas para mantermos longe da nossa cozinha as doenças e bactérias, fazendo coisas super simples.

Muitas vezes as doenças entram em nossa casa e o problema está na cozinha!


Então vamos às dicas:

Sempre que fizer suas compras e ao chegar do supermercado, se você fizer tudo o que vou ensinar aqui, vários problemas podem ser evitados:

1. Lave sempre as garrafas pet com detergente, enxugue bem e depois guarde ou leve para gelar;

2. Lave os potes de iogurte, requeijão, margarina, etc., com detergente, enxague bem e enxugue tudo com um pano de prato limpo, só depois guarde na geladeira;

3. Lave as latas de refrigerante, com detergente, enxugue bem e guarde ou leve para gelar;

4. Lave as latas e vidros de alimentos em conserva, como milho, ervilha, palmito, etc., com detergente, enxugue bem e depois guarde; Sugiro lavar tudo logo ao chegar, para não ficar contaminando o resto que já está no armário e não precisar lavar na hora de abrir;

5. Lave todas as frutas que for colocar na fruteira, como banana, mamão, etc. As que forem ser guardadas na geladeira, você pode lavar todas de uma vez e guardar cada uma nos saquinhos. 

Dica: Sempre que for fazer compras, pegue saquinhos do sacolão a mais e leve pra casa, para você lavar as frutas, tirar do sacolinha que trouxe e colocar na sacolinha nova.

Importante: As frutas que ficarem na geladeira, devem ficar dentro de sacolinhas, para não ressecarem e desitratarem. Tem gente que coloca tudo na gaveta, sem sacolinha. Não pode! Pois estragam as frutas mais rápido. Isso também serve para os legumes.

6. Quando comprar aqueles queijos tipo canastra de feira ou até mesmo no supermercado e também aqueles queijo tipo minas, frescal, lave antes de consumir! Lave bem em água corrente. Uma dica que eu dou é ter uma escovinha própria para a cozinha, para você escovar o queijo, se for tipo canastra, para tirar os resíduos. Depois de lavar bem, enxugue com um pano de prato limpo ou papel toalha e depois coloque na sua queijeira. 

7. As verduras todos sabem que devemos lavar. Se já quiser lavar tudo antes para consumir depois, lave, deixe secar bem e depois guarde em recipientes de plástico bem tampados. Não deixe água para não estragar as folhas.

8. Aquelas caixas de suco, leite longa vida, é ruim de lavar, por ser de papelão, então, você pode limpar com um pano limpo e úmido, para tirar a poeira que fica. E também as embalagens de azeite, óleo, etc. Se quiser, coloque um poquinho de limpador multiuso no pano úmido.


Bom, essas dicas que eu dei de lavar a embalagem dos produtos, pode parecer bobagem, mas é muito importante. Imagine como esses produtos ficam nas prateleiras dos supermercados durante o dia inteiro, também à noite e por muitos dias e meses; já vieram de outros lugares, dentro de caminhões; os repositores pegaram neles com as mãos sujas; ratos e baratas podem passear nas garrafas e latas durante à noite...fazer xixi...sabemos que o xixi do rato transmite doenças! Existem casos de pessoas que morreram depois de beber em latinha contaminada!

Por isso é importante lavar as garrafas, latas, etc. 

Você já percebeu como os potes de iogurte e requeijão são sujos? Não? Então comece a reparar!

Falei do queijo também, pois, principalmente esses de feira, que ficam expostos, os vendedores pegam com as mãos sujas e também já vieram de outros lugares...percebam como eles também são sujos! Aqueles queijos frescos, tem uma água e que fica um pouco turva, por isso é bom lavar e enxugar bem. Queijo sujo pode ter a bactéria do botulismo!!!!
 

Bom, espero que tenham gostado e que essas dicas sejam úteis!

Seguindo essas simples dicas em seu dia-a-dia, sua família estará muito mais protegida das doenças e sua cozinha mais limpa!

Abraços,



6 comentários:

  1. OLá!!!
    Fazendo uma visitinha.
    Post com dicas úteis, adorei.
    bjs
    Li

    ResponderExcluir
  2. Já reparei mesmo nas embalagens principalmente de iogurte quando são clarinhas dá pra ver a sujeira fica encardida, aqueles de garrafinha pequena 200ml que se costuma beber direto da embalagem tem que lavar mesmo, não dá coragem de por a boca ali, beijos

    http://dicascoisasdemulher.blogspot.com/2013/03/como-diminuir-os-sintomas-da-tpm.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, temos que ficar atentas!!! beijos

      Excluir
  3. Olá vim através do Agenda dos Blogs,conhecer seu cantinho...Gostei e já estou te seguindo.
    Parabéns pelo blog...Te convido a fazer uma visita ao meu blog se você quiser é claro http://ingridmimos.blogspot.com.br/
    Beijos Ótimo Fim de Semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada pela visita!
      Claro que vou lá sim!
      beijo e volte sempre!

      Excluir

Tecnologia do Blogger.