Constantemente novos estudos demonstram que alguns alimentos contribuem para a saúde e esse é o caso da farinha de berinjela, um vegetal composto por substâncias terapêuticas.

A berinjela é um vegetal com alto teor de água e baixo de proteínas, além de ser rica em fibras, sais minerais (cálcio, fósforo, potássio e magnésio), vitaminas (A, C, tiamina, riboflavina e niacina) e compostos fenólicos, substâncias com ação antioxidante que oferecem muitos benefícios para a saúde, como a prevenção do envelhecimento celular. 


Composição da berinjela crua a cada 100g
Potássio
112,7 mg
Enxofre
100 mg
Magnésio
90 mg
Sódio
38,2 mg
Fósforo
29 mg
Cálcio
17 mg
Manganês
3,8 mg
Zinco
2,7 mg
Cobre
1,1 mg
Ferro
0,4 mg
Ácido ascórbico
1,2 mg
Tiamina
60 mcg
Riboflavina
45 mcg
Retinol
5 mcg
Niacina
0,6 mcg

O grande interesse pela berinjela é por conta da quantidade de fibras, já que possui fibras solúveis e insolúveis que no organismo possuem efeitos positivos, como auxiliar na diminuição do colesterol, melhorar o trânsito intestinal e aumentar a saciedade, além dos outros compostos já citados, como os polifenóis, as saponinas e flavonoides, que também ajudam na redução do colesterol. 

Os antioxidantes presentes na berinjela, responsáveis pela coloração da casca, são chamados de antocianinas e atuam na prevenção de doenças cardiovasculares, degenerativas e na prevenção ao câncer, além de terem efeito anti-inflamatório.

Estudos mostraram que a berinjela pode ajudar a reduzir o colesterol e os triglicérides, evitando também a formação de placas de gordura na corrente sanguínea, que podem ocasionar enfarte ou derrame.

Não é recomendado o consumo de berinjela crua

A berinjela tem uma substância que é tóxica, que são os alcaloides, porém é destruída durante o processo de cozimento. Ou seja, a berinjela crua não é indicada para o tratamento do colesterol alto, pois pode causar problemas de estômago, dores de cabeça, alergias, entre outros, por isso, só devemos consumir a berinjela após tratamento térmico, seja refogado, assado ou cozido.

Algumas formas de utilização da berinjela

Muitas pessoas consomem a berinjela de diferentes formas. Além do vegetal in natura, pode ser consumida na forma de cápsulas e farinha, sendo adicionada em preparações salgadas ou doces, como shakes. Outros benefícios da berinjela é facilitar o funcionamento adequado do fígado, estimulando a secreção da bile e potencializando a detox

Lembrando que a berinjela sozinha não faz milagre, é necessário manter uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos. 




 Já acompanha o Beleza It nas redes sociais? Então vem!


Beijos e até à próxima!

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.