quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Quantas xícaras de Café por dia?


Saiba os limites indicados para a ingestão da cafeína presente no café e em diversos alimentos.

Começar o dia sem uma xícara de café é realmente um problema para os amantes da bebida. Isto porque café estimula as atividades do dia, e também porque depois das refeições ele cai muito bem! – uma prática que faz acelerar o metabolismo. Aliás, quem gosta de café não escolhe muito a hora para bebê-lo. Café é bom em qualquer momento do dia! Agora, será que café, em exagero, faz bem para a saúde ou será que precisa ser na medida? Ou seja, quantas xícaras de café por dia?

Quantas xícaras de café por dia?

Na verdade, a questão não é a quantidade de xícaras, mas sim as condições em torno da bebida pronta. Especialistas afirmam que diversos fatores influenciam na quantidade de cafeína ingerida. Entre elas, as condições de produção, o método utilizado para a fabricação, o tempo de duração em que o grão foi torrado, o tipo de grão e, claro, a quantidade de café para preparar a bebida.


Cafeína em excesso

E você pensa que ingere a cafeína, principal propriedade do café, apenas quando toma essa bebida? Pois saiba que a cafeína também está presente em outros alimentos que consumimos no dia a dia. Por exemplo, tem cafeína no chá, nos refrigerantes, no chocolate.

A cafeína estimula a prática de exercícios e acelera o metabolismo. Por isso, esse é o motivo de a substância fazer parte da receita de diversos suplementos e energéticos. E a indústria farmacêutica também utiliza cafeína em muitos medicamentos.

Cafeína sob medida

A cafeína reage de forma diferente nas pessoas. Médicos explicam que algumas pessoas não podem ingerir café ou alimentos que contêm cafeína, pois são sensíveis às suas propriedades. Portanto, se não se sentir bem ao ingerir a bebida, é recomendado procurar um especialista para avaliar o seu caso e regular a quantidade exata de consumo de cafeína por dia.

Café, benefícios para saúde

Diante de tantas variáveis, não existe ainda um limite certo de café por dia. O que se sabe, até agora, é que a bebida traz diversos benefícios para a saúde. Entre eles, estimula o sistema nervoso central, acelera o metabolismo, ajuda na perda de peso, é termogênico e ajuda na eliminação de líquidos e toxinas pelo corpo. Estudos ainda apontam que o café ajuda a reduzir o risco de doenças, como câncer de mama e de útero.

Café – contraindicação

A cafeína, no entanto, deve ser de uso moderado, em pessoas que possuem alguns problemas de saúde. A substância possui uma propriedade que é capaz de acelerar os batimentos cardíacos, por isso, para os hipertensos não são recomendados café ou alimentos com cafeína.

Mulheres grávidas também devem evitar consumir essa substância em excesso, pois pode afetar no peso do feto e ainda causar aborto. Nesse caso, a dose diária é de 200 mg de cafeína, ou 2 xícaras de café.



Café com moderação

Os médicos afirmam que o café deve ser ingerido com moderação. Mas essa é uma análise que deve ser feita por todas as pessoas, já que cada corpo reage de uma forma diferente.

Quantas xícaras de café por dia?

Até cinco xícaras, essa é a medida indicada, em geral, pelos médicos. Ou seja, 400 mg de cafeína é o suficiente. No entanto, não há pesquisas para comprovar o uso de uma certa quantidade para indivíduos saudáveis. Conheça o seu limite!

Opine!

E você, quantas xícaras de café costuma ingerir por dia? Acredita que há um limite para o consumo dessa bebida?

Compartilhe a sua opinião com relação à ingestão da bebida aqui no blog. Deixe o seu comentário!

Continue acompanhando o site e saiba mais sobre qualidade de vida, saúde e felicidade em seu dia a dia.

Gostou? Então, curta a nossa página no Facebook!


http://www.facebook.com/belezait         http://www.instagram.com/belezait

Aproveite e leia mais os artigos sobre...

13 comentários:

  1. Cibele eu gosto de tomar um café mas não exagero, porque ouço falar que tomar café demais pode fazer mal, no máximo tomo café 2 vezes por dia e não é a xícara cheia, ótimas as suas informações sobre o café, vou mostrar o post para a minha irmã ela toma muito café durante o dia, Cibele beijos.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou fã de café, aliás sempre fui, mas de uns tempos para cá precisei parar com a bebida, estava me causando mau estar, aí conheci o café descafeinado e tenho usado desde então, sem nenhum mau estar ... Mas mesmo gostando muito de café não tomo nem 4 xícaras por dia, em antes tomava ...
    Acho que me enquadro na medida certa rsrs
    Gostei do post muito explicativo ...

    Bjos
    Minda =D

    ResponderExcluir
  3. Eu amo café! Não sou viciada, mas gosto muito. Aqui em casa não dispenso uma xícara após o almoço, rs! Cuido bastante com a quantidade porque se passar do ponto não consigo dormir... ótima postagem e ótimas informações! Bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu não tomo café a mais de 15 anos ... e nem sinto falta seja do gosto ou da necessidade de cafeína tenho amigas onde trabalho que brigam por causa do bendito café e que não vivem sem uns tres copos por dia! Beijos

    ResponderExcluir
  5. oi!
    Adoro café, tomo varias xícaras por dia :D
    No dia que não tomo café fico com dor de cabeça, acho que já sou viciada em cafeina. Mas não fico sem de jeito nenhum, amo café ;)
    Bjo

    ResponderExcluir
  6. Não sou fã de café, quase não tomo uma xícara cada 3 dias e olha lá risos
    Gostei muito do post, vou mostrar pra minha mãe que é viciada em café

    ResponderExcluir
  7. Um café com pão de queijo é sempre bom, embora não sou de consumir muito café, adorei sua postagem afinal tudo em excesso faz mal e esse post mostra isso.

    Beijos
    www.mariaulhoa.com

    ResponderExcluir
  8. Oie, tudo bem? Que post mais interessante. Gosto de café, mas não tomo muito ele puro, prefiro com leite e açúcar. Concordo que não podemos tomar muito senão altera nosso organismo, deixando as pessoas mais ativas ou nervosas rs Tomo no máximo duas xícaras por dia. Beijos, Érika

    - www.queroseralice.com.br -

    ResponderExcluir
  9. Nossa excelente post eu tomo cafe duas vezes ao dia de manha e de noite, e assim mesmo acho exagero, não tem como não ficar sem um cafezinho rsrsrs..

    ResponderExcluir
  10. Eu não sou muito chegado a café, sou mais de café com leite, mas gostei de saber sobre, pois em casa a minha mulher toma o descafeinado

    Beijos
    Rafael

    ResponderExcluir
  11. eu gosto muito de cafe, tomo ate umas 5 por dia, depende do meu estado emocional kkk
    Mas gosto muito de café, otimo post bjs

    ResponderExcluir
  12. eu amo cafe feito na hora
    mas não tomo puro porque me ataca o estomago
    mas só tomo com leite e no máximo duas xicaras de chá
    eu tambem acho que em excesso faz muito mau
    bjs
    http://clubedabelezaemaquiagem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Não gosto de consumir café, acho o cheiro tão bom mas o gosto ruim.
    Mas gostei de saber sobre e vou passar as dicas para o love.
    Beijos
    www.beabadabeleza.com.br

    ResponderExcluir