segunda-feira, 30 de maio de 2016

Saúde e bem-estar: 5 mudanças na rotina para prevenir dores nas costas



Os incômodos musculares são os males mais comuns na atualidade. Seja pelo estresse diário, movimentos repetitivos ou o famoso “mau jeito”, as dores em diferentes regiões do corpo se tornaram rotina na vida das pessoas.


Entre as mais comuns e incômodas, está a dor nas costas, que pode se originar em diversas situações, desde sentar inadequadamente até um problema postural mais sério ou uma hérnia.

Diferentemente do que muitos acreditam, existem outras maneiras para aliviar as dores nas costas além dos analgésicos e emplastros. A principal delas é a mudança de pequenos hábitos diários que contribuem para o agravamento do incômodo e podem aumentar as chances de evolução de uma simples dor muscular para um quadro mais sério.

Para aliviar as dores nas costas e melhorar a sua qualidade de vida, separamos cinco mudanças que você pode inserir na sua rotina e beneficiar a sua saúde como um todo.

1.  Preste mais atenção aos seus movimentos


Com os músculos cada vez mais tensos e rígidos devido à rotina atribulada e ao consequente sedentarismo, é comum que as pessoas sintam dor após fazer esforços e movimentos que não estão acostumadas, por conta das pequenas lesões musculares que ocorrem a todo o momento.

Para evitar ou não agravar ainda mais as dores nas costas, procure não forçar a lombar ao agachar, sentar e encostar. Evite forçar o organismo com esforços repentinos e desgastantes, e faça alongamentos sempre ao longo do dia.

2.  Sente corretamente

Os problemas posturais são os campeões em causar dores nas costas e na lombar. Não saber ou conseguir sentar corretamente pode causar sérias lesões na região, por isso é importante prestar atenção ao posicionamento.

Busque sempre encostar-se de forma ereta e com os ombros retos em qualquer superfície. Caso você sinta dor ao manter a postura ereta, sessões de Reeducação Postural Global (RPG) e acupuntura são recomendadas para aliviar o incômodo e corrigir a forma de sentar.

3.  Troque a cadeira do escritório


Passar muito tempo sentado na mesma posição é a realidade do trabalho de grande parte das pessoas em todo o mundo. Por isso, uma cadeira desconfortável no escritório pode ser a grande causadora de dores lombares, agora e futuramente.

Optar por um modelo de cadeira realmente apropriado, que não comprometa a estrutura dos seus músculos, é um investimento para aumentar o bem-estar no trabalho e a sua qualidade de vida em curto e longo prazos.

4.  Atente-se ao peso de bolsas e mochilas

Carregar objetos pessoais e itens usados no dia a dia em bolsas e mochilas é extremamente comum, especialmente quando a pessoa tem que passar quase metade do dia fora de casa.

Porém, o peso extra que não parece fazer diferença agora pode causar dores nas costas em um futuro próximo. Por isso, atente-se ao peso em excesso. Especialistas indicam que a bolsa deve pesar menos do que 10% do seu peso para ser não considerada uma ameaça à saúde da sua lombar.

Nem sempre é possível pesar as bolsas com exatidão, por isso sempre leve em consideração se o peso que está sendo carregado está incomodando ou causando incômodo.

5.  Faça exercícios físicos

Fugir do sedentarismo é uma das chaves para evitar as dores nas costas. Se não for possível praticar algum esporte ou exercício diariamente, introduza ao menos o alongamento em sua rotina, especialmente pela manhã e após sair de uma posição na qual ficou por muitas horas.

Ao praticar exercícios, você ensina o seu organismo a se recuperar mais rapidamente das pequenas lesões musculares diárias, mantém o restante dos órgãos em bom funcionamento e melhora seu condicionamento físico.

Imagens: google
 

http://www.facebook.com/belezait         http://www.instagram.com/belezait

Aproveite e leia mais os artigos sobre...

14 comentários:

  1. Adorei as dicas, tenho que melhorar e muito minha postura, eu sento muito errado
    Beijos

    Blog Segredos da Cáh
    Instagram
    Facebook
    Canal do You Tube

    ResponderExcluir
  2. oi!
    Durante anos sofri com DORES NAS COSTAS e cheguei ate fazer fisioterapia por este motivo. Hoje tomo muito cuidado para as DORES NAS COSTAS não voltar. Excelentes dicas ;)
    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Cibele dicas preciosas, as vezes sinto dores por causo que fico sentada em frente ao computador incorretamente, ótimas as informações,são detalhes que muitas vezes não damos a devida atenção, Cibele bjs.

    ResponderExcluir
  4. Ótimas dicas, são coisas simples, mas que ajudam muito.

    ResponderExcluir
  5. Olha que Post maravilhoso.
    Amei as dicas e informações
    eu sempre estou com dor nas costas,
    agora vou lembrar deste post e me cuidar
    Bjss
    adorei bjss

    ResponderExcluir
  6. Amei suas dicas.
    É uma das dores mais insuportáveis.
    É sempre bom prevenir.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Ótimas dicas, com certeza faz toda diferença, preciso voltar a fazer exercícios físicos.

    ResponderExcluir
  8. Hábitos viciosos com certeza prejudicam a nossa saúde e bem estar, foi importante você colocar isso e numa boa explicação, assim podemos começar a nos adaptar pelo o que é correto

    Beijos
    Rafael

    ResponderExcluir
  9. Ótimas dicas Cibele, eu bem que estou precisando fazer alguns, pois ando com muitas dores nas costas. Gostei das dicas.

    Bjos
    Minda ❤ 😍 👍

    ResponderExcluir
  10. Me vi nesse post fico toda torta na cadeira kkk beijos

    ResponderExcluir
  11. A postura errada acaba com a coluna mesmo.
    Já tive que ir no médico por causa disso viu
    ótimas dicas!

    ResponderExcluir
  12. Ótimas dicas Cibele! É muito importante mesmo nos atentarmos a isso pra melhorarmos.
    Beijinhos!
    https://dulcineiadesa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Minha postura na cadeira é quase igual do post preciso urgente mudar isso.

    ResponderExcluir
  14. Eu tenho dores nas costas so me falta uma cadeira dessa bjs

    ResponderExcluir