Nada como uma xícara de café para começar bem o dia e recuperar a energia perdida. O café é super democrático, do extra forte ao descafeinado, atende todos os públicos. Não importa se é ingerido em casa, no escritório ou em uma cafeteria badalada, uma boa xícara de café bem quentinho ocupa lugar especial na vida de muita gente. São várias razões para tomá-lo. 

Grande fonte de cafeína, a bebida possui quase 0% de calorias. Poderosa fonte de antioxidantes, o café contém minerais, como fósforo (importante para a saúde dos ossos e dentes), magnésio (ajuda na produção de energia e proteínas), ácido fólico, niacina, tiamina, sódio, potássio e riboflavina. Se consumida moderadamente, os benefícios da bebida vão além do conforto que ela proporciona. 

Da enxaqueca, passando pelo diabetes até o Alzheimer, a bebida é reconhecida pela ciência como importante auxiliar no combate de várias doenças. Leia nosso artigo e confira mais razões para incluir o café em sua vida.

Previne o câncer

O café possui ácido caféico, fitoestrogênios e ácido clorogênico, substâncias que diminuem em 40% os riscos de câncer de mama em mulheres que tomam quatro xícaras por dia. A ingestão diária da bebida reduz os casos de câncer de faringe, esôfago, fígado e próstata. A bebida ainda reduz em 25% os riscos de câncer de pele.

Bom para a memória

Pesquisas recentes comprovam que o café é bom para a memória, previne a demência e o mal de Alzheimer. A bebida bloqueia os efeitos de um neurotransmissor chamado adenosina, e outros neurotransmissores como a dopamina e a norepinefrina entram em ação. A ingestão de café também reduz o estresse, melhora o humor e os sintomas do mal de Parkinson.

boas marcas de cafeteira expresso dolce gusto, três corações, nespresso, oster, saeco, walita, delonghi


Raciocínio rápido

A cafeína é um poderoso estimulante. Por bloquear os efeitos do neurotransmissor adenosina, a cafeína provoca o disparo neuronal no interior do cérebro, facilitando liberação de outros neurotransmissores, melhorando quase automaticamente o raciocínio e o humor. Ingerir café regularmente também aprimora as capacidades cognitivas.

Reduz a glicose

Portadores de diabetes tipo 2 devem consumir café. O ácido clorogênico e a trigonelina alcalóide presentes na bebida reduzem a glicose e insulina. Outra substância presente, o ácido caféico, diminui a formação de polipeptídio amilóide das ilhotas, ficando alojado como fibrilas amilóides no pâncreas de indivíduos com diabetes tipo 2.

Mil antioxidantes

Você sabia que uma xícara de café tem mais de mil antioxidantes? Essas substâncias neutralizam os radicais livres, que contribuem no aumento de peso. O café também pode combater a atrite.

Bom para quem malha

A bebida ajuda na produção de energia e proteínas. Atletas de alta performance há muito tempo consomem café no intuito de melhorar o desempenho. A endorfina liberada pela ingestão da bebida entra em ação poucos minutos após a ingestão, deixando seu corpo mais disposto para os exercícios físicos. Antes de malhar, beba uma xícara da bebida.

Queima calorias

Turbine a malhação com café. O consumo de café de grãos ainda verdes ajuda a queimar calorias, graças ao ácido clorogênico, presentes apenas nos grãos que ainda não foram torrados.

Gostaram do artigo? Então, continuem acompanhando o site para saber como ter mais qualidade de vida, saúde e felicidade em seu dia a dia. 

Se você ficou com alguma dúvida, comente abaixo. Aproveite também para contar como a bebida melhorou sua saúde. 

Não deixe de curtir nossa página no Facebook e nos acompanhar no Instagram.

Beijos e até à próxima!



 

http://www.facebook.com/belezait         http://www.instagram.com/belezait

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.