sábado, 5 de novembro de 2016

A importância de hidratar a pele




A pele é o maior órgão do corpo humano, corresponde a 16% do peso corporal e exerce diversas funções, como: regulação térmica, defesa orgânica, proteção contra agentes do meio ambiente e funções sensoriais (calor, frio, pressão, dor e tato). 

É formada por três camadas: epiderme, derme e hipoderme, da mais externa para a mais profunda, respectivamente. 

A pele é um órgão vital e, sem ela, a sobrevivência seria impossível. Por isso devemos ter hábitos saudáveis e cuidados básicos diários para manter a saúde e beleza de nossa pele.

Um destes cuidados deve ser a hidratação diária.


O resultado da falta de hidratação é pele opaca, áspera e sem elasticidade, comprometendo inclusive a função de proteção, pois a pele ressecada pode sofrer fissuras facilitando assim a entrada de microrganismos causando irritações e infecções de pele.

Portanto para manter sua pele íntegra e saudável é muito importante hidratar-se, tanto com a ingestão de líquido quanto a hidratação externa.

Há quem diga que passar hidratante nada mais é do que uma preocupação estética, mas distante disso, é uma necessidade e poucas pessoas têm este hábito, não dão importância ou tem preguiça, mas hidratar a pele é tão importante quanto beber água e escovar os dentes, deve ser feito todos os dias.

Eu aliás sou dessas que não dispensa um hidratante, não durmo sem hidratar o corpo todo, e sempre foi assim desde os 13 anos, antes só por vaidade mesmo, hoje entendo a necessidade, e também porque é uma delícia, a pele fica sedosa e cheirosa. Faz sentir bem!

A pele bem hidratada possui viço, maciez e elasticidade, tem aparência saudável.

A desidratação e a diminuição da elasticidade ocorrem quando a perda de água é maior que a reposição, portanto é preciso hidratar diariamente, e também de dentro para fora, então a ingestão de água é vital para todo organismo.


Qual melhor hidratante




Os cremes hidratantes mais eficazes devem conter em sua formulação princípios ativos como uréia, ceramidas, vitaminas A, C e E, colágeno, elastina, ácido hialurônico, DMAE, D’pantenol. 

Portanto, leia sempre o rótulo, um bom hidratante deve conter princípios ativos que tenham realmente a função de hidratar, como os exemplos acima, pois alguns apenas desodorizam e não hidratam.

Óleos vegetais são excelentes para evitar o ressecamento, pois consegue fixar a umidade na epiderme e protege quanto agressão do vento e poeira, funciona como uma barreira protetora, porém não funciona como hidratante, apenas reforçam a proteção e nunca devem ser usados no rosto.

Para pessoas que tem doenças de pele é indicado consultar um dermatologista para que seja avaliado o produto mais adequado para que o mesmo não cause alergias e mais danos à pele.


Qual a freqüência para aplicação do hidratante




O adequado é no mínimo duas vezes por dia, preferencialmente após o banho; quando a pele esta melhor preparada para receber o hidratante.

Áreas como pés e cotovelos devem receber hidratantes mais densos e oleosos com maior poder de hidratação.

Lembre-se, o creme que você usa no corpo não pode ser usado no rosto.

Cada pele se adapta a um tipo de hidratante, portanto experimente até encontrar o ideal, incorpore este hábito na sua rotina!


Cuidados para evitar o ressecamento




-Beba água
-Tenha uma alimentação equilibrada
-Evite tomar banhos quentes
-Evite usar buchas durante o banho
-Esfoliantes não devem ser usados com muita frequência (o ideal é uma vez por semana)
-Hidrate sua pele diariamente

Proteja 




É imprescindível proteger a pele do sol, não se esqueça do protetor solar, passe nas áreas expostas ao sol diariamente, braços, mãos e pernas e claro nem preciso falar da pele do rosto, colo e pescoço.

Cuide com carinho do órgão que protege todos os outros!

Beijos e até à próxima!



Aproveite e leia mais os artigos sobre...

21 comentários:

  1. Hidratar a pele é importante mesmo, no calor temos que ficar atentos, gosto muito de usar hidratantes uso todos os dias á noite antes de dormir, é fundamental ler o rótulo antes de comprar o hidratante, suas dicas foram importantes realmente temos que cuidar com carinho a nossa pele, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso ai Lucimar, a medida que tomamos consciência desta importância tornamos este hábito ainda mais prazeroso!

      Excluir
  2. Eu tenho um cuidado enorme com a pele, até pq não posso usar protetor solar pq tenho alergia, então os cuidados tem que ser redobrados. E tem tbm a questão da idade, depois dos 30 hidratação se torna essencial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, em qualquer idade é super importante o cuidado com a pele, mas depois dos 30 é essencial! E no seu caso o cuidado é redobrado!

      Excluir
  3. oi!
    Eu costumo usar muito hidratante e protetor solar, minha pele é muito seca. E no verão fica muito pior, então não fico sem hidratante :D
    Otima dica!!
    Bjo

    ResponderExcluir
  4. Belo post, sim com certeza hidratar a pele é essencial ainda mais quem tem a pele seca né, ótimo post, rico em informações. Parabéns <3 Um beijo :)

    ResponderExcluir
  5. Temos mesmo de cuidar da nossa pele, dela depende muito a nossa aparência jovem, além da saúde é claro ..
    Adorei as dicas!

    Bjos
    Minda ❤ 😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Minda, e não somente a aparência né, a pele tem um papel importantíssimo para nossa sobrevivência, merece muito mimo! bjs

      Excluir
  6. algumas coisas eu já sabia, outras aprendi agora, muito bom saber que existem mais opções

    Beijos
    Rafael

    ResponderExcluir
  7. também acho super importante a hidratação no corpo todo linda bjus

    ResponderExcluir
  8. Super importante mesmo, hidratar e cuidar da pele
    ela exige muito de nós
    amei as dicas
    bjs

    ResponderExcluir
  9. O cuidado e hidratação da pele é importante em todas as estações do ano, mas creio que o verão a atenção seja maior, por conta do raios solares, gostei muito de todas as dicas.
    Cléo @decasalimpa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A hidratação deve ser diária, no inverno a pele costuma ressecar mais que no verão, mas a qualquer época do ano devemos ter esse cuidado. Beijo Cleo!

      Excluir
  10. Oii,

    Muito bacana e super importante o seu post.
    Eu não tenho o hábito de fazer a hidratação na pele, mas depois desse post, com certeza, eu vou começar a fazer.

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ótimo, que delícia saber que incentivamos esta mudança nos seus hábitos. Adorei!

      Excluir
  11. O que não falta minha casa é creme rsrsrs
    Estou sempre me hidratado pele corpo
    É super importante!
    Ótimo post!
    bjus

    ResponderExcluir
  12. Olá tudo bom com você
    Desejo uma boa noite
    Parabéns pelo seu post ótima resenha descrita sobre o assunto além das informações prestada ajudar bastante a esclarecer bom post até mas

    ResponderExcluir