Exclusividade feminina, a celulite, como é popularmente chamada (o termo técnico é Hidrolipodistrofia Ginóide) deixa a pele com aspecto de casca de laranja, cheia de “furinhos” que são causados pelo acúmulo de células de gordura, retenção de líquido e toxinas.
Ela aparece devido diversos fatores, os principais são, desequilíbrios hormonais, sedentarismo, má circulação, má alimentação, metabolismo lento, excesso de peso e  uso de anticoncepcionais que aumentam a dose de hormônios.

Forma-se na hipoderme, onde ficam depositadas as células chamadas adipócitos que são as células que armazenam gordura para transformá-la em energia para nosso corpo. Nesta camada existem fibras que ligam a hipoderme a epiderme e ao músculo, estas pontes fibrosas repuxam a pele para baixo formando o aspecto indesejado dos furinhos, isso ocorre pelo acúmulo de células de gordura ou por motivo de alguma alteração circulatória com acúmulo de líquidos nestas células provocando a modificação no tecido da pele.

Tratar não parece fácil, mas não é impossível, basta ter determinação e disciplina.

Atenção para alimentação



O primeiro passo é cuidar da alimentação, a ingestão de líquido é fundamental, evite bebidas alcoólicas, refrigerantes e doces, não fume e reduza o sal.
Sem estas atitudes não adianta recorrer a tratamentos estéticos, não adianta buscar um tratamento de última geração e não cuidar do principal, a alimentação.
O ideal é ingerir alimentos ricos em fibras, que ajudam no funcionamento do intestino, evitando que toxinas fiquem retidas, folhas verdes e escuras, peixes, alimentos com menos gordura e mais proteína, frutas como o abacaxi, por exemplo, possui uma enzima chamada bromelina que age como anti-inflamatório, o chá verde é diurético por isso é forte aliado no combate à celulite assim como suco de couve com hortelã.

Pratique atividade física



A prática de exercícios físicos como caminhadas, natação e andar de bicicleta ajuda na melhora da circulação, isso contribui para eliminação de toxinas e evita retenção de líquido.
Portanto, caminhe, pedale, prefira a escada ao elevador, não deixe a celulite se instalar.

Se entregue a sessões de massagem



As massagens ajudam muito na melhora da circulação e a drenagem linfática é muito eficiente no tratamento da celulite.
Realize auto massagem diariamente com creme apropriado, 15 minutos todos os dias para ajudar a circulação.
Aparelhos de massagem elétricos também são boas opções, pois ajudam na absorção do produto e também melhora a circulação.

Cuidados com a pele



Cuidar da integridade da pele é essencial, realize uma esfoliação semanal e hidrate diariamente.
Creme anticelulite é super bem vindo para ajudar na melhora da aparência da pele, os princípios ativos utilizados para formulação dos cremes visão estimular a circulação local e melhorar a firmeza da pele.
Estes cuidados devem ser constantes, não existe a cura, se parar de cuidar ela vai aparecer.

  
Tratamentos Estéticos



Óbvio que nenhum tratamento estético faz milagres, eles existem para ajudar a acelerar os resultados, atualmente existem inúmeras opções em clínicas de estética, vou destacar as mais comuns e mais acessíveis para ajudar a deter esta inimiga.

Ultrassom

O ultrassom age aumentando a temperatura na região da aplicação, este aquecimento melhora a vascularização e oxigenação dos tecidos, com isso é potencializado a produção de colágeno proporcionando firmeza à pele.

Corrente Russa

O aparelho emite impulsos elétricos através de eletrodos posicionados na região que deseja tratar, estes eletrodos emitem disparos de baixa freqüência e baixa intensidade produzindo contração muscular.
O objetivo é fortalecer o músculo, diminuir a flacidez muscular, melhorar o sistema circulatório, oxigenando e nutrindo os tecidos.
O músculo deve ser estimulado em sessões de até 20 minutos duas vezes por semana para evitar a fadiga muscular.

Endermologia ou Vacuoterapia 

Realizada por aparelho que faz massagem através de sucção, funciona com ventosas que possui dois rolos que estimulam o sistema linfático.
Melhora a circulação, estimula a eliminação de toxinas, oxigena os tecidos, promove produção de colágeno e devolve firmeza da pele.
O método é indolor, causa vermelhidão no momento da aplicação, mas logo desaparece.
A sessão dura em média de 30 a 40 minutos, deve ser realizada duas vezes por semana, o número de sessões depende de cada caso.

Contraindicações

  • Gravidez
  • Portadores de marcapasso
  • Doenças cardiovasculares
  • Hipertensão arterial
  • Problemas renais
  • Varizes
  • Trombose venosa
  • Epilepsia
  • Problemas respiratórios

Em resumo, todas as técnicas levam ao mesmo objetivo, melhorar a circulação eliminando toxinas, melhorar a vascularização e oxigenação dos tecidos, promovendo nutrição, reparação e firmeza da pele.
Porém, vale destacar que o exercício físico e bons hábitos alimentares são essenciais e o ponto de partida para melhora da celulite.
Hábitos saudáveis é o segredo da beleza!

Consulte sempre um profissional da área e um nutricionista para avaliação do melhor tratamento.

Gostaram das dicas?

Espero que sim!

Qualquer dúvida deixe seu comentário!

Beijos

18 comentários:

  1. Amei as dicas
    temos que cuidar delas também,kkk
    eu sempre fiz drenagem e acho que por isso tenho pouco,hoje não faço mais
    mas acho que ajudou muito.
    adorei o post bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Drenagem linfática é perfeita para tratar e relaxar! 😉

      Excluir
  2. oi
    Toda mulher odeia as celulites, seu post é maravilhoso.
    As dicas são otimas :D
    bjo

    ResponderExcluir
  3. Dicas excelentes, junto com uma alimentação equilibrada faz toda a diferença!
    Minda
    Bjs ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida Minda, a alimentação saudável é muito importante!

      Excluir
  4. Gostei bastante das dicas e vou seguir algumas. Ótimo post !!
    Beijos

    www.baudasresenhas.com.br

    ResponderExcluir
  5. Vc sabe que depois que passei a me forçar beber mais água a celulite deu uma boa melhorada, agora preciso começar as atividades físicas rs

    ResponderExcluir
  6. Que post maravilhoso. Cheio de informações úteis e necessárias. Amei.
    Meus parabéns pelo post excelente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Paula, muito bom saber disso. Obrigada!

      Excluir
  7. De dentro pra fora, sempre! Alimentação é tudo :D

    ResponderExcluir
  8. Gostei mto do post. Minha alimentação eu já cuido ñ tomo refrigerante a anos e ñ consumo bebida alcoólica nem fumo o problema é q ñ faço atividades físicas.
    www.verdeveggie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.