Olá pessoal, hoje o assunto é estética e vou falar de uma técnica que gosto muito, pois os benefícios são inúmeros além do relaxamento que esta massagem proporciona.

A drenagem linfática manual é um dos métodos de terapia mais utilizados atualmente por profissionais de saúde e estética.

E todos os benefícios se deve a melhora da circulação linfática e sanguínea.

Os sistemas fisiológicos, imunológico e vascular sofrem influência direta, pois estimula a produção e renovação de células de defesa, estimula a circulação linfática e sanguínea aumentando a filtração e absorção de nutrientes para as células, melhora o funcionamento intestinal além de promover efeitos de relaxamento.






Na estética a drenagem linfática manual é empregada para tratar a hidrolipodistrofia ginóide (celulite), pois a massagem ajuda na eliminação de líquidos, melhora a circulação e favorece a nutrição e oxigenação tissular.

O pós cirurgias plásticas estéticas e reparadoras tem grande necessidade de drenagem linfática manual em razão da destruição de vasos e nervos causados por estes procedimentos, provocando edema; a técnica promove melhora significativa no desconforto e contribui para o retorno precoce da normalização da sensibilidade cutânea.
Para realização da drenagem nestes procedimentos é muito importante o conhecimento da anatomia e da fisiologia linfática.

Drenagem Linfática Facial






Os benefícios da drenagem não estão associados apenas ao corpo, mas também a pele do rosto e os resultados são sentidos e perceptíveis.
A finalidade é desobstruir os canais linfáticos, ajudar na eliminação dos fluidos acumulados no organismo, ajuda a revitalizar a pele, amenizar olheiras e tratar hematomas decorrentes de traumas, doenças e cirurgias. 

A drenagem linfática facial estimula o sistema de defesa e a oxigenação dos tecidos, tonificando a pele, ameniza problemas como a acne, olheiras e inchaço, pois melhora a circulação sanguínea e vascularização da região.
Os benefícios obtidos se deve totalmente a melhora da circulação, pois existe o aumento da nutrição tecidual estimulando a produção de fibroblasto; célula responsável pela formação de fibras de colágeno, desta forma previne o envelhecimento.
O resultado é uma pele mais saudável oxigenada e preparada para melhor absorção de cosméticos.

Contraindicações

A drenagem linfática manual tem contraindicação absoluta nos casos de tumores malignos, tuberculose, infecções agudas e reações alérgicas agudas, edemas sistêmicos de origem cardíaca ou renal, insuficiência renal, trombose venosa; e contraindicação relativa nos casos de hipertireoidismo, insuficiência cardíaca descompensada, menstruação abundante, asma e bronquite, flebite e trombose venosa profunda, hipotensão arterial e afecções da pele.

A sessão da drenagem linfática tem um tempo relativamente prolongado. Assim é importante que o profissional e o paciente estejam em posição confortável e com suas funções fisiológicas cumpridas para que não haja interrupções da massagem.
A massagem de drenagem linfática é agradável e relaxante, nunca deve provocar dor.

Espero que tenham gostado!

Beijos



Fonte de pesquisa: Dermato funcional – Modalidades terapêuticas nas disfunções Estéticas. Fábio dos Santos Borges.

11 comentários:

  1. Eu sou louca pra fazer, mas não posso. Como você citou ali, quem tem (ou teve, como é o meu caso) trombose não pode. Muito legal vc colocar as contraindicações, normalmente o pessoal só foca nos benefícios na hora de passar as informações, sem alertar. Parabéns :)

    ResponderExcluir
  2. Sempre tive medo de fazer porque diziam que era dolorido, aí comecei o curso de massoterapia e descobri que nem dói nada, e é maravilhoso o resultado após a drenagem linfática!
    Minda
    Bjs ❤

    ResponderExcluir
  3. Ci
    Amo fazer e diminui umas medidas ... Boas dicas e super recomendo.
    Beijos e uma semana maravilhosa!
    DMULHERES@_sheylaxavierFanpage

    ResponderExcluir
  4. Ai que Post maravilhoso
    já amava Drenagem e agora depois deste post
    já amo mais,kkkk
    amei bjs

    ResponderExcluir
  5. oi!
    Eu adorei os benefícios da drenagem linfática :D é maravilhosa.
    Vou experimentar a drenagem linfática facial ;)
    bjo

    ResponderExcluir
  6. Eu preciso muito começar a fazer algumas sessões para melhorar a circulação nas pernas rs e claro umas no rosto que sempre melhora o aspecto rs
    Eu amo drenagem e sempre que posso, faço.

    ResponderExcluir
  7. A drenagem linfática tem muitos benefícios para a saúde, além da beleza.
    Já fiz algum tempo, e gostava muito da massagem porque além dos benefícios era muito relaxante.
    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu amo massagem! Como eu estava tendo retenção de líquidos devido a hormônios, minha médica indicou esse tipo de massagem! Gostei de saber dos benefícios, realmente vai ser muito bom para mim! Vou procurar na minha cidade!

    ResponderExcluir
  9. Nossa, deve ser maravilhoso fazer essa massagem, to precisando muito, valeu demais, bjs

    ResponderExcluir
  10. Meu sonho fazer uma massagem dessas e com esses benefícios ai que Sá mais vontade ainda bjus 😉

    ResponderExcluir
  11. Puxa achei muito interessante, fiquei super empolgada pra fazer até ler as contraindicações, não posso porque tenho insuficiência renal!
    Muito legal ter falado das contraindicações!
    Grande bju

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.