Pele Negra: dicas, tratamentos e cuidados especiais



Como todo tipo de pele, a negra também necessita de cuidados específicos que são os mesmos para todo tipo de pele, higienizar, tonificar, hidratar e proteger faça chuva ou sol.
É comum o pensamento de que pessoas com pele negra não precisam usar protetor solar diariamente, porém esta ideia é errada, a pele negra necessita sim do mesmo cuidado diário, pois esta mesma capacidade de “proteção natural” também pode causar manchas.

Justamente por possuir maior produção de melanina este tipo de pele está mais suscetível a hiperpigmentação pós-processos inflamatórios, por exemplo, como no caso de acne e processos depilatórios, ou seja, uma acne pode se tornar uma mancha difícil de tratar, pois muitos peelings químicos são contraindicados para este fototipo, as melhores opções são os lasers.



A facilidade de pigmentação após procedimentos depilatórios se dá devido à pele negra possuir maior tendência a foliculite, que é a inflamação no folículo piloso devido ao trauma gerado pelo processo da depilação, nos casos de depilação com cera, aparelhos depilatórios e lâminas, por isso o melhor método também é depilação a laser.
Qualquer ferimento ou processo inflamatório pode ocasionar uma mancha ou até mesmo formar uma queloide.

É verdade que a pele negra envelhece mais devagar, pois possui mais colágeno, é mais espessa e firme, por isso as rugas e flacidez demoram mais para surgir, porém também precisa fazer uso de cremes anti-idade e bons séruns hidratantes para manter o equilíbrio e funções da pele.




A pele negra pode ser seca, mista, normal ou oleosa, este último tipo é mais frequente devido ser maior o número de glândulas sebáceas o que a torna mais oleosa, portanto os melhores cosméticos são aqueles livres de óleo (oil-free).
A limpeza adequada é muito importante para evitar o acumulo de sujidades e sebo que levará a obstrução dos poros, ao surgimento de acne e outras alterações de pele que podem ocasionar manchas.

Portanto a ideia de que a pele negra não precisa de tantos cuidados é mito, pois este tipo de pele é na verdade muito sensível e requer cuidado super especial.

Gostaram das dicas?

Qualquer dúvida, deixem seus comentários!

Beijos


14 comentários:

  1. Super legal teu post, raras vezes vejo dicas pra pele negra
    Adorei e vou indicar pras amigas

    Beijos <3

    Blog Nana Pinho em cores - Blog Cozinha Desande -Face - Insta

    ResponderExcluir
  2. Excelentes as dicas para as pessoas de pele negra, toda pele precisa de cuidados, mas sempre a mitos também. O que não pode é deixar de cuidar da pele nunca, pele negra precisa de cuidados também, gostei bastante das informações é sempre bom saber delas, bjs.

    ResponderExcluir
  3. São ótimas dicas mesmo.
    Geralmente quem tem pele negra sempre busca esse tipo de post informativo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ci !!!! Eu não cuido da minha pele, sou totalmente sem atenção quanto a isso, sei que temos que cuidar, mais o dia a dia é tão corrido, no máximo um tônico e olhe lá, nem protetor eu uso, as vezes nem quando vou a praia, achei muito bom você falar do meu tom de pele isso nos alerta ainda mais, e eu vou ficar mais cuidosa com a minha <3

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas. Eu sempre uso protetor solar, até porque a minha pele é bem sensivel.

    ResponderExcluir
  6. Já tinha ouvido falar que um dos maiores mitos é que negros não precisam usar protetor solar, qualquer tipo de pele merece cuidado para mante-la bonita! Adorei o post. Abraços

    ResponderExcluir
  7. Esse post está realmente incrível várias dicas Mara para cuidado com a pele negra.
    Super amei
    Parabéns

    ResponderExcluir
  8. Não sou negra mas gostei de vê este post, sou esteticista e lido com muitos tipos de pele inclusive negras 💕

    ResponderExcluir
  9. Pele negra é tudo de bom! Ainda bem que a indústria cosmética está investindo cada vez mais no nosso tom de Pele! Post perfeito pra quem como tem está cor ❤

    ResponderExcluir
  10. A pele negra é maravilhosa,
    eu tenho segunda mamãe é negra tem 65 anos, ela tem pele linda ainda...
    <3
    Bjos

    ResponderExcluir
  11. Ótimo post, dicas maravilhosas para quem tem pele negra, vou compartilhar com as minhas amigas...

    ResponderExcluir
  12. Muito bom, engraçado que sempre achamos que pele negra é mais forte, que não demanda tantos cuidados né?

    ResponderExcluir
  13. Primeira vez que vejo um post dando dicas para peles negras, muito legal mesmo.

    ResponderExcluir
  14. Ótimas dicas... td tipo de pele requer cuidados e proteção... bjs

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.