A pele oleosa é o tipo mais comum no Brasil devido ao clima quente e úmido.
As características da pele oleosa todos já conhecem poros dilatados, brilho excessivo, textura espessa, tendência à acne.
A pele oleosa se dá devido a fatores como desequilíbrio das glândulas sebáceas, hormônios, hábitos alimentares ricos em gordura e óleo e o uso inadequado de produtos inespecíficos que também pode favorecer a produção exagerada de sebo.
Quem tem pele oleosa sabe o quanto incomoda a aparência de brilho e poros dilatados e está sempre em busca de uma solução. Para ajudar nesta tarefa vou relembrar algumas dicas.

Como controlar a oleosidade

Para controlar a oleosidade o primeiro passo deve ser a limpeza de pele feita por uma esteticista uma vez por mês, é importante para desobstruir os poros e remover impurezas de forma eficaz evitando o surgimento de acne.
Após a extração a esteticista irá aplicar o alta frequência, que é um aparelho indispensável na limpeza de pele, pois ajuda na cicatrização, elimina bactérias e fungos.

A higienização diária também deve ser realizada, porém esta limpeza não deve ser em excesso, pois pode causar o “efeito rebote”, limpe apenas pela amanhã e a noite.




Durante o dia vale usar lenços removedores de oleosidade, mas com moderação, pois o uso em excesso também causa maior produção de óleo.

Use loção tônica adstringente para equilibrar o ph da pele, este produto complementa a limpeza e ajuda a minimizar o tamanho dos poros.

A pele oleosa também precisa de hidratação, procure produtos em forma de gel ou sérum.

Realize uma esfoliação uma vez por semana para remover excesso de impurezas e evitar que os poros fiquem obstruídos.

Também uma vez por semana faça uso de uma máscara facial específica para pele oleosa. Uma opção bem barata e eficiente é a argila, use a branca ou verde.

Observe sempre o rótulo de seus cosméticos, certifique-se de que a formulação é livre de óleo (oil free).

Para Maquiagem não derreter

Outro incomodo comum para quem tem pele oleosa é que a maquiagem não dura, devido ao excesso de oleosidade, portanto, para isso não acontecer use primers, BB Creams livres de óleo e loções secativas, estes produtos ajudam a manter o aspecto sequinho; na hora de escolher a base, fique de olho no rótulo, deve ter efeito matificante.



  
Outros Cuidados importantes

Evite banhos quentes, a água quente retira a oleosidade natural da pele, com isso a produção de sebo é aumentada.
Evite passar as mãos e dedos no rosto, esta ação leva sujeira e bactérias que irão obstruir os poros e causar surgimento de acne.
Fuja de produtos que contém álcool, estes produtos ressecam a pele e estimulam a produção de óleo.



Tenha uma alimentação balanceada, rica em verduras e legumes e procure ingerir água suficiente.
Cuidado com exposição excessiva ao sol, esta ação provoca ressecamento da pele, incentivando maior produção de oleosidade.
Use protetor solar específico para pele oleosa, hoje em dia existe uma infinidade de produtos que cumprem bem o papel de controlar a oleosidade da pele.
Dica da esteticista!



Misture a sua máscara de argila duas gotas de óleo de melaleuca (tea tree). Este óleo essencial é altamente cicatrizante, fungicida e bactericida. Ajuda a controlar a oleosidade e reparar inflamações acneicas.

Espero que tenham gostado das dicas!

Beijos e até o próximo post!


Me acompanhem no instagram www.instagram.com/denizetrajano

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.