Ter uma casa aconchegante requer muito capricho e também muita atenção aos pequenos detalhes! Apostar em uma decoração harmônica que se adapte à planta do imóvel é essencial para que o cômodo se torne mais confortável e receptivo. Muitas pessoas acham que é necessário passar por uma grande reforma para ter um espaço cheio de estilo, mas algumas mudanças simples já são suficientes para mudar completamente o clima do cômodo.

Uma das principais responsáveis pela harmonia e pela decoração do ambiente é a iluminação, que é capaz de realçar os aspectos positivos do quarto e disfarçar os pontos negativos. Se você deseja mudar a decoração do quarto gastando pouco, veja algumas dicas de como usar a iluminação a seu favor!

Aposte em lâmpadas mais quentes

Para os ambientes em que o descanso é a prioridade, a dica é investir em lâmpadas com tonalidades mais amareladas e quentes, pois elas são mais suaves, não cansam e nem forçam a vista. Evite as lâmpadas mais brancas e frias nesses ambientes, que podem causar dor de cabeça e interferir diretamente na qualidade do sono.

Invista na iluminação indireta

   
Alternar os tipos de iluminação com a lâmpada central e outros pontos indiretos é essencial para atingir um visual mais harmônico. A luz geral, que normalmente está localizada no teto do cômodo, tem como objetivo iluminar o quarto de maneira geral, refletindo a luminosidade nas paredes. Já a iluminação indireta serve para dar um toque de maior intimidade e também possui propriedades relaxantes. Ela pode ser feita através de luminárias, abajures ou pequenos spots localizados no teto ou nas paredes.

Evite o ofuscamento

O ofuscamento ocorre quando a luz bate em algum ponto e reflete diretamente nos olhos, causando incômodo e interferindo na visão. Para evitar esse problema, procure não colocar pontos de luz muito fortes próximos a superfícies laminadas ou espelhadas, como os espelhos, que são muito utilizados em acabamentos de móveis ou como peças decorativas.


Escolha o lustre correto

 
A escolha do lustre central - e também dos periféricos - influencia diretamente na qualidade e também no tipo da iluminação. Se você optar por um lustre mais próximo ao teto, a tendência é que ele ilumine o quarto por completo, sendo a opção ideal para os cômodos maiores. Se o lustre é mais baixo, pendente, a iluminação tende a ficar mais concentrada, ótima para os espaços menores.

Gostaram das dicas? Agora é hora de decorar!

E se você está pensando em inovar a sua casa, apostando na iluminação, pode conferir super descontos aqui em itens de de decoração para a sua casa.

Beijos e até o próximo post!

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.