MANUAL DA DIETA: CREATINA, SAIBA O QUE É CONHEÇA OS SEUS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE


Entre os suplementos mais vendidos para atletas, está a creatina. Mas, se engana quem pensa que esse suplemento natural é benéfico somente para os atletas. Por isso, no post de hoje, vamos falar um pouco sobre essa substância, seus benefícios para a saúde e como utilizar.

O QUE É CREATINA?

A Creatina é um ácido orgânico, que tem um papel essencial na produção de energia nas células, com isso se tornou a base da suplementação para hipertrofia muscular porque melhora o desempenho durante os exercícios, retarda a fadiga, aumenta a capacidade de foco e acelera a recuperação no pós-treino.

Existe atualmente um uso indiscriminado de anabolizantes, esteroides e outros diversos produtos que fazem mal à saúde, cheia os de efeitos colaterais.

Por isso, a escolha por um produto natural para trazer resultados positivos para o atleta é sempre a melhor opção.



A creatina é uma substância que também é produzida naturalmente pelo organismo a partir dos aminoácidos glicina, metionina e arginina.

Aproximadamente 2 g de creatina são absorvidos todos os dias pelo nosso organismo através da alimentação, sendo o restante de nossas necessidades obtido a partir da síntese feita pelo fígado a partir dos aminoácidos.

PORQUE A NECESSIDADE DE USAR ESSE SUPLEMENTO?

A grande parte da creatina do nosso corpo encontra-se no tecido muscular esquelético, e a musculatura tem a capacidade de estocar de 3.5 até 5 gramas do nutriente, mas somente com alimentação seria quase impossível atingir essa quantidade, portanto, faz-se necessária a suplementação para um melhor desempenho dos músculos.

Fontes naturais de creatina incluem a carne bovina e peixes como o salmão e o atum. Um filé de carne bovina com 230 gramas contém cerca de 2,5 g de creatina, quantidade semelhante àquela encontrada no salmão (2,3 g por porção de 230 g).



PARA QUE SERVE A CREATINA?

A principal função da creatina para quem treina com intensidade é fornecer energia para as contrações musculares, efeito que se dá pela sua conversão em fosfocreatina (ou creatina fosfato). Serve para aumentar a disponibilidade de energia para seus treinos, sobretudo aqueles que envolvem força e contrações intensas, como a musculação e corridas de curta distância.

Ela permite que um treino mais intenso e com maior volume, ao mesmo tempo em que diminui o tempo de recuperação entre as séries e entre os treinos.

Em síntese, a creatina promove o aumento da massa muscular, melhora a força máxima, melhora o desempenho durante o exercício de alta intensidade, acelera a recuperação.

OUTROS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE

Outros efeitos da creatina incluem melhora do sono, aumento dos níveis de testosterona e combate ao radicais livres (a creatina tem função antioxidante).

-PARA OS VEGETARIANOS

O suplemento também pode ser utilizado por vegetarianos para estimular o crescimento muscular, uma vez que estes costumam apresentar níveis mais baixos de creatina pela ausência de proteína animal na dieta.

-PARA A PERDA DE PESO

Para quem está tentando eliminar o excesso de gordura, fazer exercícios intensos com pouco intervalo, pode ser uma das melhores opções, já que esse tipo de atividade acelera o metabolismo.

Consumir creatina pode melhorar o desempenho durante a atividade, reduzindo a fadiga e proporcionando um treino mais intenso e consequentemente com mais potencial para aumentar o metabolismo.


-FUNÇÕES CEREBRAIS

Outros estudos sugerem que a creatina melhora a memória e favorece o desempenho em atividades que exigem maior concentração.

QUANTIDADE QUE SE DEVE CONSUMIR

Cinco gramas é a quantidade ideal de creatina de que você necessita todos os dias (além do que já consome através da alimentação).

Consuma o suplemento de uma única vez no pré treino ou em duas doses de 2,5 g cada no pré e pós treino.

SEMPRE COM MODERAÇÃO!


Sempre lembrando, que devemos sempre manter o uso moderado e comedido de qualquer suplemento, medicamento, mesmo que seja natural.

O uso excessivo, saturado e mal administrado de qualquer substância, faz mal à saúde, portanto, siga a sua dieta e busque os seus objetivos de atleta com moderação e pensando sempre em sua saúde!

Quer saber onde encontrar a creatina e outros suplementos com os melhores preços? 

Acesse aqui e confira a nossa indicação!

Até o próximo post!




fonte de pesquisa: http://www.mundoboaforma.com.br/creatina-o-que-e-para-que-serve-beneficios-e-como-usar/

9 comentários:

  1. OI!!
    Eu não conhecia esta dieta, os beneficios são maravilhosos :D Acho que vou aderir ;)
    bjo

    ResponderExcluir
  2. ewu não sabia desses beneficioos e vejo meu filho tomando e agora sei que é muito bom amei seu post

    ResponderExcluir
  3. olá!
    Suplemento é sempre bom para quem malha, ótima dica!
    abraços.

    ResponderExcluir
  4. Uma amiga tomava e dava pausas...
    Não sabia para que servia
    Gostei, muito legal.
    Blog ArroJada Mix

    ResponderExcluir
  5. Gostei das informações, pois estou numa fase em que tudo que fale sobre dieta e encontrar informações como esta sem prejuízo para a saúde com certeza é uma boa opção
    Obrigado por compartilhar e parabéns pelo post

    Beijos
    Minda

    ResponderExcluir
  6. Adorei saber mais sobre a Creatina, tinha uma ideia do que era, mas não sabia que possuía tantos benefícios <3

    www.aromadecachos.com.br

    ResponderExcluir
  7. Não sabia dos benefícios da creatina. Minhas amigas que malham usam e eu não sabia porque e tinha vergonha de perguntar rs
    besitos

    www.blogmeamarro.com

    ResponderExcluir
  8. Gente, como eu não sabia de nada disso! Creatina é maravilhosa (fiquei sabendo disso aqui) e por tudo que vc falou preciso começar a usar esse complemento o mais rápido :)

    ResponderExcluir
  9. Otima postagem, eu ia começar a tomar mais meu treinador nao me aconselhou, pois segundo ele cretina te incha e aí seu resultado não é muito bom.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.