CUIDADOS NO BANHO QUE TRAZEM BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE E BEM ESTAR


Muitos hábitos podem trazer males ao nosso corpo e talvez por ignorância mantemos. Se o problema é esse, será indicado aqui algumas coisas que frequentemente se faz no banho e que prejudicam a saúde da pele.

Frio ou quente?

Se você gosta de ficar debaixo do chuveiro recebendo aquela enxurrada de água quente sobre a cabeça por um bom tempo, fique sabendo que isso danifica a pele pois retira o óleo natural, tende a ressecar e além disso faz com que muita água vai para o ralo por desperdício. Vale tomar um banho em água mais amena, melhor fria e em pouco tempo para a pele não sofrer tanto. Não significa que deve deixar repleta de sujeira. Deve sim fazer uma boa limpeza, esfregar bem e procurar gastar pouca água. Veja as dicas: se está passando sabonete ou xampu, desligue o chuveiro para não correr água à toa. Ligue quando for enxaguar.

Não é bom ficar tomando muitos banhos durante o dia. Não falo em regime francês, mas se não for por necessidade, acima de três é exagero e pode ser agressivo ao corpo.

Veja maneiras naturais para manter oleosidade saudável.

Lavar poucas vezes o cabelo



Não precisa ficar lavando seu cabelo todos os dias, porque assim retira o óleo natural [de novo] e se for água quente pode danificá-lo mais. É bom que leve duas ou três vezes por semana, intercalando ainda, não precisa ser um dia após o outro. 

Também é interessante que hidrate o cabelo algumas vezes na semana, para não ficar quebrado, repleto de frizz, etc. 

No básico, para realizar a hidratação, a primeira etapa é com xampu (esfrega-enxágua: olhe as instruções na embalagem), daí você coloca um creme em seu cabelo e mantém por certo tempo, uma hora, depois enxágua. 

É claro que tem tutorias melhores e que fornecem produtos específicos para a natureza do cabelo.

Observação: não lave a noite pois quando dormir pode levar seu cabelo a mofar (umidade mais calor e tal) e gerar problemas de saúde. Melhor deixar para outro dia, e lavar logo cedo.

Usar uma esponja no banho




Não precisa ser todos os dias, mas usar uma esponja de banho é uma dica muito boa para esfoliar a pele e retirar a pele morta e impurezas da pele. 

Muitas vezes, somente o sabonete não é suficiente para tirar as impurezas e gordura da nossa pele. 

Uma esponja vegetal é ideal para isso. 

Você não precisa utilizar todos os dias para não agredir tanto a pele, mas nas épocas mais quentes, onde a pele fica mais gordurosa e com suor, você pode usar 2 vezes na semana.

No inverno, quando nossa pele fica mais ressecada não há necessidade de utilizar.

Nunca se esquecer de ter os cuidados com a bucha, para não acumular bactérias, sempre enxaguar bem, deixar em local seco e arejado no banheiro e trocar depois de pelo menos 15 dias de uso.

Usar um sabonete para cada parte do corpo




Nunca use o mesmo sabonete do corpo para o rosto. 

O ideal é sempre você ter um sabonete específico para a pele do rosto e o seu de costume para o banho corporal.

Além de o ph e ingredientes do sabonete serem diferentes, você não leva impurezas do sabonete do corpo para os eu rosto, onde a pele é mais sensível.

Para as mulheres, o ideal também, além do sabonete de rosto e um de corpo é ter sempre a mão o sabonete íntimo, pois a região íntima da mulher requer cuidados específicos e proteção especial.

Não compartilhe o sabonete

Além do mais, vale ressaltar, nunca compartilhe o sabonete com outras pessoas, mesmo que sejam da sua família. O ideal é que cada um em casa tenha o seu sabonete, guardado em sua saboneteira individual. Principalmente as crianças, devem ter o seu sabonete separado.

Caso ache necessário ou queira economizar, pode optar por um sabonete líquido, esse sim, pode ser usado por mais pessoas, pois não haverá o contato direto com o produto.

Bom, é isso! são dicas simples, parecem bobas, mas são importantes para a sua saúde e bem estar e com certeza muita gente não sabe ou não dá importância!

Espero que tenham gostado das dicas


10 comentários:

  1. Eu sou a louca dos banhos, tomo muito e com água muito quente, vou tentar mudar isso, amei as dicas!

    ResponderExcluir
  2. eu tbm amo tomar banho, minha mãe me chama de pato!
    adoro um banho quentinho pra relaxar.

    ResponderExcluir
  3. Adoro tomar banho e gosto de tomá-lo morno. Acho fundamental esse cuidado em ter um sabonete para cada parte do corpo e não compartilhá-lo.
    Feliz 2018!
    big beijos

    ResponderExcluir
  4. Caramba, adoro banho quente, e lavo os cabelos todos os dias (meu corte não permite muitos dias sem lavar, já que não tenho a opção de prender para disfarçar, hehehehe!). Preciso rever isso.

    ResponderExcluir
  5. Ótima dicas, procuro lava o meu cabelo o máximo 2 vezes por semana. Aqui só eu tenho uma sabonete diferente os meninos usasam o mesmo.

    ResponderExcluir
  6. São cuidados simples e que trazem muitos benefícios para saúde.
    Mas na correria do dia a dia as vezes faltamos nesses detalhes.
    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  7. oi!
    Que dicas maravilhosas :D Eu adoro um banho bem quente pena que não seja tão bom assim ...
    bjo

    ResponderExcluir
  8. Estou passada! Por causa da transição capilar, estava lavando o cabelo quase todo dia!
    E essa dica da água quente, preciso aderir! Principalmente no inverno, haha
    Adorei as dicas! Beijos <3

    ResponderExcluir
  9. Como não gostar das dicas...uma mais legal que outra...
    Tomo cuidado com meu cabelo porque os cachos ressecam mesmo...
    Gostei, muito legal.
    Blog ArroJada Mix

    ResponderExcluir
  10. Nossa quanta dica bacana pra mim vai ser muito útil pois eu fico no chuveiro por muito tempo debaixo da enxurrada de água quente e nem sabia que prejudicava agora já sei não farei mais.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.