SAIBA COMO O BCAA AUXILIA NO GANHO DA MASSA MUSCULAR



O BCAA é uma sigla em inglês para o termo “Branched Chain Amino Acids”, ou aminoácidos de cadeia ramificada, em português. Mas o que significa isso? Os aminoácidos são moléculas com estruturas específicas, também presentes nas fibras musculares. Quando se ligam, dão origem às proteínas, um dos principais nutrientes para o corpo humano. Os aminoácidos que compõem o BCAA são leucina, isoleucina e valina, todos eles na categoria de essenciais – ou seja, precisam ser adquiridos por meio de alimentação ou suplementação.

Muitos praticantes de academia utilizam o suplemento para evitar a perda ou aumentar o ganho de massa muscular. Estudos comprovaram que o BCAA aumenta a tolerância ao esforço físico, fator que pode ser influenciado por questões ambientais, condicionamento físico, tipo de exercício e nutrição. Além disso, ele promove a síntese de proteínas musculares e reduz a fadiga ocasionada pelas microlesões durante o exercício.

Com todos esses benefícios, o suplemento é visto como uma forma de voltar rapidamente para as atividades físicas diárias, além de reduzir as dores musculares. Por isso, o suplemento é usado tanto no pré como no pós-treino. O BCAA também é consumido por praticantes de exercícios de longa distância, como maratonas. Nesse caso, o desgaste provocado pelo esforço físico pode comprometer o funcionamento do sistema imune. O suplemento também foi associado com a recuperação do sistema imunológico e de uma recuperação mais rápida, o que pode fortalecer as defesas criadas pelo organismo.

Apesar de todos esses pontos positivos, cabe uma ponderação. É verdade que o BCAA aumenta a síntese proteica, mas isso não significa, automaticamente, que seja melhor usar suplementação em vez dos alimentos ricos em aminoácidos. No geral, o recomendado é nunca substituir a sua dieta alimentar por suplementos, e sim utilizá-los para objetivos específicos e em conjunto com uma alimentação balanceada.

O nutricionista é o principal profissional para ajudar você com essas decisões. Ele será capaz de analisar o seu estilo de vida, os alimentos que consome e os níveis de proteínas, vitaminas, minerais, carboidratos e gorduras presentes no seu organismo. A partir desses e de outros fatores, o especialista indicará um plano alimentar adequado para suas necessidades, seja um treino de alto rendimento ou uma prática moderada de atividades físicas.

5 comentários:

  1. Faço o uso de bcaa por ha anos me ajudou muito no começo hoje em dia procuro tomar só nos momentos em quem não consigo suprir minhas necessidades diárias.

    ResponderExcluir
  2. olá!
    não conhecia o bcaa, para quem malha, com certeza é um ótimo suplemento para alcançar os resultados desejados.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Oiiiii,
    Eu não conhecia esse bcaa mas parece que ajuda bastante esse suplemento,atualmente eu não malho mas a dica foi anotada

    ResponderExcluir
  4. Eu não sabia dessas informações sobre o BCAA, eu achava que ele era para diminuir a gorrdura abdominal. Muito bom o post.

    ResponderExcluir
  5. Vou testar esse suplemento... deve ser bom

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.