COMO LIDAR COM A ANSIEDADE NA GRAVIDEZ?

crédito divulgação

Exercícios físicos e de relaxamento são essenciais para ter menos preocupações durante esse período

Você acaba de descobrir que está grávida. Instantaneamente, surgem vários medos, curiosidades, dúvidas e questionamentos. Saber qual é o sexo do bebê é uma das principais ansiedades das mães, mas ele só pode ser descoberto por meio do ultrassom depois da 13ª semana de gravidez ou com o exame de sangue (sexagem fetal) a partir da 8ª semana.

Junto com a descoberta do sexo, outras dúvidas pairam na cabeça da mulher que está grávida. Desde preocupações com o corpo, com a saúde do bebê e com o tipo de educação que você pretende dar. Cada pessoa tem uma percepção da realidade e dúvidas diferentes umas das outras. É fundamental, no entanto, manter um controle emocional, tanto para a saúde da mulher quanto do bebê.

Exercícios físicos

Uma forma de combater a ansiedade e o estresse nesse período é se manter ativa. Faça exercícios físicos moderados para liberar endorfinas e aliviar a tensão. Existem várias atividades recomendadas para o período de gestação, como caminhada,pilates, hidroginástica, etc. Antes de começar a se exercitar, é importante consultar um médico e um profissional de educação física para criar um plano especialmente desenvolvido para suas necessidades.
Os exercícios são importantes, mas tão importante quanto é a alimentação. Procure ter uma dieta balanceada e rica em nutrientes como proteínas, carboidratos e vitaminas.

Relaxar

Nesse período, , o que você mais precisa é relaxar. Por este motivo, uma boa dica é fazer sessões de massagem. Elas colaboram para a redução do inchaço, provocado pela retenção de líquidos. Você também pode aprender exercícios de respiração e de relaxamento, além de adotar algumas técnicas de meditação. Para se distrair, você pode sair para conversar com amigos e realizar atividades ao ar livre. A leitura também pode ser uma grande aliada de momentos prazerosos, já que você pode se informar sobre assuntos pelos quais tem interesse. Vale comprar livros e assinar revistas, independentemente de serem físicas ou virtuais. Busque o formato que você se sente mais confortável.

Faça cursos de maternidade

Se você tem muitos medos e dúvidas sobre a maternidade e a gestação, uma boa dica é fazer um curso sobre esses assuntos. Além de ser um passatempo, você pode conhecer um pouco mais sobre o seu corpo, as etapas da gestação e outros aspectos desse período. Os conhecimentos serão úteis e poderão ser colocados em prática quando seu bebê nascer. Acaba, também, sendo uma forma de criar novos laços de amizade e compartilhar informações com outras mães que se encontram na mesma situação de descoberta que você. Com todas essas dicas, com certeza sua gravidez será mais saudável e prazerosa. 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.