TREINAMENTO FUNCIONAL PODE AJUDAR A COMBATER OS SINTOMAS DA MENOPAUSA

crédito: divulgação

Você tem ondas de calor durante o dia, se sente estressada, ansiosa e percebe que seu humor se altera com muita facilidade. Esses são alguns dos sintomas principais de quem está na menopausa. Nesse período, os ovários param de produzir óvulos e hormônios como o estrogênio ficam desregulados. A boa notícia é que a prática de exercício físico pode ajudar a reduzir essas sensações. Uma das principais formas é por meio do treino funcional.

Quando você faz exercícios, seu corpo libera uma substância chamada de endorfina, fundamental para o bem-estar físico e emocional. É por este motivo que a atividade física pode melhorar o humor das pessoas, inclusive das mulheres na menopausa. Só esse fato seria o suficiente para você começar a se exercitar agora mesmo. Mas os benefícios vão muito além. A prática de exercícios reduz o risco de se obter doenças cardíacas, fortalece os músculos e os ossos e contribui para a perda de peso.

As mulheres na menopausa podem praticar uma modalidade muito popular nos últimos anos, chamada de treino funcional. Aqui, o objetivo não é ficar musculosa, e sim trabalhar atividades naturais do corpo, como correr, pular, agachar, empurrar e girar. A prática é capaz de aumentar a força, o equilíbrio, a flexibilidade e a resistência. O ideal é se exercitar pelo menos uma hora por dia, duas vezes por semana. Ou, se preferir, 30 minutos de atividades diárias.

Dependendo do nível de condicionamento físico, uma pessoa pode chegar a gastar 800 calorias em uma hora de funcional. Com uma corrida, por exemplo, gastam-se cerca de 700 calorias. A prática, no entanto, precisa de orientação profissional. Busque uma pessoa capacitada para te guiar durante os exercícios e montar um cronograma de treino personalizado para suas necessidades.

Além disso, é necessário se ater aos equipamentos esportivos adequados para a realização dos exercícios. Roupas esportivas e para academia são recomendadas, para promover maior movimento e flexibilidade, assim como tênis com sistema de amortecimento. Mas atenção: além de amortecer, eles precisam ser indicados para corridas e esporte. o Air Max 270 da Nike, por exemplo, tem uma tecnologia avançada capaz de absorver o impacto por uso intensivo, mas pode não ser a melhor opção para atividades de alta performance.

Elevação lateral, prancha, agachamento e abdominal são alguns dos exercícios que podem ser praticados. A caminhada também é outra atividade muito benéfica para as mulheres na menopausa, já que colabora para a queima de calorias, estimula a reposição óssea e a elasticidade das artérias. São vários os exercícios que você pode praticar. Todas essas atividades serão benéficas para minimizar os sintomas desagradáveis da menopausa.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.