COMO CRIAR UM CALENDÁRIO DE ESTUDOS PARA PASSAR NO ENEM 2019


Crédito: divulgação


Os alunos que estão se preparando para as provas de vestibulares constantemente pensam em como estudar para o Enem. Não existe uma fórmula pronta para isso, mas desenvolver um planejamento de estudos é uma boa saída para tornar o processo de aprendizado mais tranquilo e eficiente.

Ao definir horários para as atividades e elencar as prioridades de estudo, é possível criar uma rotina leve e fácil mesmo com o estresse desse período. Assim, ter um cronograma de estudos auxilia nos planejamentos diários e concilia as atividades pessoais e pré-vestibulares.

Precisa de ajuda para montar o seu? Veja dicas de como organizar um cronograma:

Planeje com detalhes

Ao organizar o seu cronograma, pense e anote todas as suas tarefas. Inclua no seu planejamento os horários de descanso, as pausas para refeições e os momentos de lazer. Não poupe os detalhes e as tarefas, pois com eles se pode conciliar todos os afazeres. O mais importante é traçar esses horários e saber respeitá-los em qualquer situação. É importante fazer tudo o que estiver em seu plano, para atingir hábitos saudáveis e com equilíbrio.

Defina as prioridades

Reserve um tempo para entender e selecionar quais são as matérias que você tem mais dificuldades. Dentro dessas matérias, selecione ainda os conteúdos que você não entende e comece por eles. Ter conhecimentos básicos de cada matéria é importante para sanar as dúvidas.
Após compreender a maioria dos assuntos mais complexos, reserve um tempo para revisar os conteúdos menos complicados. Dessa forma, os temas começam a fazer sentido e as ideias gerais se tornam mais concretas. E, depois de entender as mais complexas, volte a estudar as que você tem mais facilidade.

Invista tempo de qualidade em cada matéria

Cada momento de estudo é fundamental, portanto, quanto mais organizado for, melhor serão aproveitadas as suas horas. Para isso, coloque todas as matérias em uma tabela e estipule um tempo a ser destinado a cada uma delas. Para definir o tempo de estudo, você precisa saber quantas horas do seu dia estão livres e sem compromissos de trabalho, escola e atividades extras.
Ao saber o tempo disponível de estudo, distribua as horas de forma coerente, começando pelas matérias mais difíceis por estar com a cabeça fresca. As matérias mais leves são preferíveis para os horários mais próximos de dormir. Assim, com equilíbrio de estudos você evita uma sobrecarga de assuntos no dia.

Otimize os estudos

Ao estudar para o Enem é normal ficar confuso sobre o que estudar, já que tem muitas informações e conteúdos para absorver. Para isso, existem algumas dicas para manter o foco e otimizar o tempo de estudos.
Algumas delas são: se você está se preparando para o Enem em conjunto com o cursinho ou ensino médio, procure estudar as matérias dadas no dia. Revise os conteúdos estudados durante a semana aos sábados, e aproveite os domingos para descansar. Semanalmente, procure escrever uma redação e reserve duas horas da semana para fazer provas antigas do Enem. Além disso, faça um simulado por mês para medir os seus conhecimentos e principalmente para treinar a situação da prova.

Com esforço e dedicação, é possível montar um cronograma de estudos que se adequem ao seu perfil e à sua própria rotina. Todas as dicas só serão válidas se você tiver comprometimento e seguir o plano de estudos elaborados. Assim, com organização e tempo de descanso, você evitará estudar assuntos repetidos e também não esquecerá dos temas. Com tempos predeterminados, você também consegue aproveitar momentos de lazer e descanso. Dessa forma, ao longo do ano, todas as atividades serão realizadas e no final você fará um bom Enem!

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.