MATERNIDADE: COMO AMAMENTAR GÊMEOS


crédito divulgação

Ter filhos gêmeos pode ser muito gratificante, mas também pode dar muita dor de cabeça. As noites em claro se multiplicam, o cuidado com a higiene, alimentação e desenvolvimento da criança é em dobro e essa fase parece não ter fim. Mas, no final, tudo se ajusta, principalmente quando se tem apoio do pai, de amigos e de familiares. Uma das principais dúvidas dessa fase é em relação à alimentação. A partir de uma determinada idade, as crianças podem consumir variados alimentos e até fazer uso de produtos específicos, como Nutren Junior. Mas o questionamento mesmo está em como amamentar dois bebês com a mesma idade.

Para se organizar melhor, você pode fazer um planejamento e colocar em uma tabela os horários de amamentação de cada um. O ideal é tentar amamentá-los no mesmo horário, para criar uma rotina e não confundir os horários de cada filho. Os bebês podem mamar ao mesmo tempo, caso seja confortável para você, principalmente quando são muito pequenos ou até quando já conseguem ficar sentados.

A alimentação deve ser equilibrada e a reposição de água é fundamental. Portanto, nada de restringir drasticamente o consumo de alimentos para emagrecer mais rápido. Algumas dicas para absorver a maior quantidade de água possível é tomar leite, sucos e vitaminas de fruta, além, é claro, de beber muita água. O acompanhamento com o médico é fundamental, porque ele poderá dizer se você precisa repor algum nutriente.

Além disso, quanto mais se amamenta, mais leite se tem para os bebês, por causa da produção funcionar a base de estímulos. O que pode acontecer é o bebê não sugar corretamente o mamilo, prejudicando a amamentação do outro e machucando a mulher. Se acontecer com frequência, é importante procurar um profissional para resolver esse problema. É possível ensinar a criança a mamar de forma correta.

Outra dica é fazer com que uma mama seja esvaziada completamente quando se amamenta uma das crianças. Por isso, não alterne o mesmo peito na mesma mamada. O leite tem várias fases, sendo uma delas com maior teor de gordura e de extrema importância para o bebê. Alterne os lados entre as amamentações, para que as crianças possam exercitar todos os músculos do rosto.

Essa fase é muito exaustiva e depende do apoio de pessoas próximas. Tente obter o máximo de ajuda possível para fazer as demais tarefas, como limpar a casa, dar banho nas crianças e trocar a fralda. Ter um pai presente nessa fase é fundamental, mas outros parentes também podem auxiliar as mães nesse período, como avós, pais, sogros ou irmãos. Ter paciência é importante, já que, quanto menos ansiosa, melhor será o processo de amamentação.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.